sexta-feira, junho 12, 2009

4º.dia DA SEMANA ALENTEJANA DE ALMADA-FEIJÓ

.
SÓ QUEM ESTÁ POR DENTRO DE UMA
ORGANIZAÇÃO COMO ESTA ,PODE
AVALIAR O TRABALHO, A AZÁFAMA,
AS NOITES MAL DORMIDAS, QUE
TAL PROJECTO IMPLICA

Está a ser um êxito, mais esta edição da Semana Alentejana, e temos que dar os parabéns à Organização, ao Clube Recreativo do Feijó e à carolice e ousadia dos seus dirigentes.

O nosso blogue esteve na sede do Clube e assistiu à tremenda manifestação de alentejanismo que pairou no ar o tempo todo. Do palco para a plateia e da plateia para o palco.


As imagens que captei, essas vou adicionar à crónica, que essa vai estar de novo ao cidado do amigo e grande alentejano - Luis Moisão:


"Tal como previsto no Programa, realizou-se ontem dia 10 de Junho, pelas 18h uma Tarde de Cantares Alentejanos, nas instalações do CRFeijó e não na Costa da Caparica como estava planeado (motivos imprevistos). Os Grupos Corais presentes e as 3 Modas cantadas por cada Grupo foram:

1) Amigos do Alentejo (20H): Quando eu fui ao jardim; Ó Minha Pombinha branca; Saudades de Emigrante e Promessas;

2) Grupo Coral «Os Rurais» misto de Figueira de Cavaleiros: o «repórter» não conseguiu registar as Modas que cantaram;



QUE BEM CANTARAM

3) As Cantadeiras da Alma Alentejana (16M): O Alentejo não tem fim; Terra Mãe do bom coração e Ó Alqueva;

LUIS MOISÃO APRESENTANDO "AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA"


"O ALENTEJO NÃO TEM FIM", TODO O PODER ENCANTATÓRIO DO CANTE ALENTEJANO, ENCONTRA RAZÃO DE SER NAS VOZES DESTAS BRAVAS CANTADEIRAS


"OH ALQUEVA"

4) «Os Ausentes» de Palmela (20H): Só uma pena me existe; Viva quem vem de tão longe e Rosa branca perfumada;


5)Grupo Coral Soc. Recreativa da Amareleja (20H): Fui a um Jardim florido; Alentejo, Alentejo e Lavoura;


6)Grupo Coral de Stº Amador - Moura (18H): 1) Somos Alentejanos; Canta passarinho, canta e Querido Alentejo,

7)Grupo Coral Musical «Sons da Campina» de Safara (6 instrumentistas e cantores): O Amor que a gente sente; Alentejo é bonito; Quando a minha alma chora; A minha Terra fica lá no Alentejo; Eu espero por ti na Ponte; Quando for ao Alentejo e terminou com um «Fado corrido».



OS SONS DA CAMPINA DE SAFARA

Seguiu-se pelas 20,30h um jantar convívio entre todos os Grupos presentes, que esteve bastante animado com muitas outras Modas Alentejanas, com destaque para as Cantadeiras da Alma Alentejana que entoaram: Foi no Alentejo, Alentejo dos Trigais, Chegaste ao Alentejo; Saudades de outrora, Levantou-se o Povo inteiro, Portugal és pequenino e Castelo de Beja."

Luis Moisão