sexta-feira, novembro 11, 2005

LENDA DO TOURO E A COBRA

..
O que significa a cabeça de touro que aparece no brazão da cidade de Beja?

.
"Muito antes dos lusitanos, o local onde hoje se encontra a nobre cidade de Beja com as suas muralhas romanas, era um pequeno povo que vivia em cabanas cobertas de colmo, que apenas se empregavam no exercício da caça."

A LENDA DIZ QUE:
Todos estes campos ubérrimos de pão que vemos hoje, era um compacto matagal, impossível em alguns pontos de ser penetrado pelo homem. Aí habitava uma serpente monstruosa que tudo matava, tudo triturava. Era horrível preocupação do povo que habitava no local, que mais tarde,no tempo dos romanos se chamariaa Pax-Júlia, .Um dia um habitante da região imaginou um ardil :Envenenar um touro, deitá-lo para onde existia a tal serpente.Aprovada por todos esta ideia, o touro foi envenenado e deitado para o local indicado.

A luta foi tremenda entre as duas feras, acabando o touro por ser mordido pela serpe e sucumbido aos efeitos do veneno. Já mortalmente ferido pelas investidas da serpente monstro e vencido, serviu de repasto à serpente vencedora.Mas... alguns dias depois, a serpente foi encontrada morta ao lado dos restos do touro salvador, e a região libertada .

A explicação oficial é a de que o touro representa a abundâcia de gado na região.