quinta-feira, dezembro 22, 2005

FREGUESIA DO ROSÁRIO - breve história

..
FREGUESIA DO ROSÁRIO
SUA HISTÓRIA


Situada junto da antiga Estrada Nacional n.º 2 (Chaves-Faro), entre Almodôvar e Castro Verde, a freguesia do Rosário dista da sua sede de concelho cerca de 10 km.
Abrangendo um área de 60,7 km2, engloba um número da ordem de 785 habitantes, sendo composta pelos seguintes lugares: Dos Neves, Monte do Testa e Rosário.
Os primitivos sítios da freguesia eram, segundo Américo Costa, os de: Belver, Do Neves, Graciosa, Monte A. do Neves, Monte A. do Testa, Monte Centeio, Monte da Atabueira, Monte da Cachopa, Monte dos Mendes, Monte do Pardieiro Monte Novo da Ribeira, Monte dos Negões, Monte Figueira,Monte do Testa, Monte Gato, Monte Gordo, Monte Novo, Monte Poço do Lobo, Monte Poço Durão, Monte Velho e Rosário.
Com um povoamento a ascender ao período da cultura megalítica, como o comprova a existência de um esteio de uma anta ou dólmen, situada no lugar de Pedra da Anta da freguesia, Rosário, constitui-se como um ponto muito importante no estudo das raízes da humanidade, dado que, vários arqueólogos, consideram, que a origem do megalitismo no Ocidente, se situa exactamente na zona do Alentejo, na qual Rosário se insere, e ainda na Estremadura.
A padroeira da freguesia, Nossa Senhora do Rosário, de início, sem dúvida, Santa Maria, expressa uma devoção muito antiga, registada no Norte do País ( já do século X, pelo menos), para aqui transportada pelos repovoadores.
Como antiga freguesia de Nossa Senhora do Rosário, no termo de Ourique, foi priorado da Ordem de Sant`Iago, a qual se revelou, sobretudo no tempo de D.Sancho II, de extrema importância para o povoamento da região. Beneficiou do foral concedido à antiga vila de Almodôvar por D. Dinis em 1285, e ainda do foral novo, outorgado por D. Manuel, em 1512, o qual confirmou e ampliou o primeiro foral da dita vila.
Pertenceu ao Bispado e distrito administrativo de Beja e, segundo Pinho Leal, no seu Portugal Antigo e Moderno "O tribunal da mesa de consciência e ordens, apresentava o capellão, curado, que tinha 120 alqueires de trigo, 30 de cevada e
10$000 réis em dinheiro". Em 1839 aparecia enquadrada na comarca de Ourique, em 1852, na de Mértola; em 1874 na de Almodôvar e, em 1878, na de Ourique.
A nível demográfico, a freguesia de Rosário apresentou um considerável crescimento, registado nomeadamente, entre os anos de 1862 e 1940, passando, respectivamente, de um número de 597 para 1140 habitantes.
Em termos económicos, podemos salientar, que entre as suas principais actividades, predominam aquelas que se ligam à exploração agrícola, à olivicultura, à criação de gado, sobretudo, bovino, ovino, caprino e suíno, ao sector industrial, nomeadamente ao fabrico de mobiliário e à panificação, à serralharia, à carpintaria e à construção civil e ainda ao comércio.