sexta-feira, janeiro 05, 2007

CRISTOVÃO COLOMBO, ALENTEJANO?

.
A propósito duma nossa matéria
sobre a tese de que Colombo poderia
ser alentejano,da Vila de Cuba, o nosso blog
recebeu um email de DURHAM, na Inglaterra,

VISTA DE DURHAM

enviado por MALENA GLÓRIA, que gentilmente
nos enviou esta informação, que publicamos:

"A Conferência sobre Colombo na Secção de História da Sociedade de Geografia de Lisboa será no dia 26 de Fevereiro de 2007 ás 17.30 :
http://seccaodehistoriadasgl.blogspot.com/2006/07/2-encontro-do-grupo-de-trabalho-de.html
Será dado a cada um dos convidados 30 minutos para a sua apresentação.


O Sr. Manuel da Silva Rosa historiador e autor do livro "O MISTÉRIO COLOMBO REVELADO" ( http://www.colombo.bz/novidades.htm ) da editora Ésquilo ( http://www.esquilo.com ) vai falar sobre "A Portugalidade de Colombo" e o Professor Dr. Francisco Contente Domingues falará sobre “A nacionalidade de Colombo: um problema relevante?”
O Sr. Manuel da Silva Rosa vem dos EUA a Lisboa para essa conferência e talvez alguma sessão de assinaturas na FNAC, Bertrand, e outras lojas onde o seu livro de grande contributo para a história Portuguesa encontra-se á venda.
Convidamos a todos os interessados a comparecer e trazer todas a pessoas que poderem para não só que se encha a sala mas para que se mostre ao público Português que há interesse por este tema em Portugal. Assim esperamos de abrir os olhos á media e aos representantes públicos e deputados para que no futuro ajudem-nos a promover o Cristóvão Colon Português como já começamos em Outubro 28 de 2006 com a inauguração da estátua na nossa vila Alentejana de Cuba.
A história conhecida de um Genovês está equivocada mas essa história só será corrigida com a ajuda de todo o Portugal.


MANUEL DA SILVA ROSA merece um aplauso pelo seu minucioso trabalho de pesquisa, pela sua agudeza de interpretação e raciocínio, pela sua capacidade descobrir contradicões nos historiadores seus antecessores.
Na verdade, acho que o livro deve ser lido acompanhando bem as interpretações bastante perspicazes do autor que nos coloca perante factos e documentos que lògicamente, nos conduzem a uma solução.
O livro coloca com bons argumentos a nacinalidade Portuguesa, perante a nunca categòricamente provada nacinalidade Genovesa ou Catalã. Desmonta mesmo a argumentação pouco consistente que outros usaram, talvez levianamente, ou por desconhecimento do ambiente da Corte de D.João II com todas as intrigas político-económicas e sociais da época.
O livro vale como um todo, pois ao fim e ao cabo todo o seu texto constitui um argumento global. O seu título "O MISTÉRIO COLOMBO REVELADO" define bem o conteúdo.
Somente a fac-simile da carta secreta do Rei D. João II com data de 1488 ao seu agente secreto em Castela é bastante para justificar ler o livro mas Manuel Rosa mostra muitos outros documentos que provam a nacionalidade Portuguesa do grande navegador. Vale a pena ler e devia de ser lido por todos nós Portugueses."

Malena Glória
PO Box 13277
Durham, NC 27709