quinta-feira, maio 01, 2008

hoje, 1º. de Maio, na QUINZENA CULTURAL

.
CASTRO VERDE VAI
TER NO PROGANA DE
HOJE DA QUINZENA
CULTURAL:


21,30 No Cine Teatro,
Dança Contemporânea com a COMPAMHIA DE DANÇA DE ALMADA

A Companhia de Dança de Almada (C.D.Almada) é uma companhia profissional de dança contemporânea residente em Almada, subsidiada pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Cultura – Instituto das Artes.

A C.D.Almada Iniciou as suas actividades em 1990, tendo ao longo destes anos realizado mais de 500 espectáculos que foram vistos por cerca de 80.000 espectadores, no País e no estrangeiro.
Sendo assumidamente uma Companhia de repertório, tem como objectivo convidar coreógrafos nacionais e estrangeiros representativos de diferentes tendências da Dança Contemporânea. Destas colaborações resultaram até à data mais de 50 criações de diferentes autores.
As temporadas da Companhia de Dança de Almada sÃo habitualmente compostas de:

* dois programas anuais em estreia absoluta, resultantes do convite a coreógrafos com experiência internacional;

* espectáculos de jovens autores nacionais ,resultantes de projectos apoiados e produzidos pela C.D.Almada como forma de estímulo e desenvolvimento de novos percursos profissionais;

* espectáculos especialmente concebidos para o público infanto-juvenil, produzidos e co-produzidos desde 1993 pela C.D.Almada.

Das suas actividades faz ainda parte a organização da Quinzena da Dança de Almada – Contemporary Dance Festival e a colaboração noutros eventos de intercâmbio entre criadores/bailarinos portugueses e a comunidade internacional, como são os casos das parcerias com o Silesian Dance Theatre (Polónia); Tala Dance Centre (Croácia); Companhia de Teatrodanza de Tiziana Arnaboldi (Suiça); Opus Nigrum Dance Laboratory (Áustria).

A C.D.Almada tem participado em numerosos Festivais e Encontros de Dança nacionais e internacionais, entre os quais destacamos a recente participação na 26ª edição da Fira de Teatre Al Carrer, Tàrrega, onde ganhou o 1º prémio de melhor estreia em sala.

TAMBÉM HAVERÁ TEATRO

21,30, NO CENTRO DE CONVIVIO DE CASEVEL
"TEATRO CENAS A PRETO E BRANCO"


Quando a Directora de um pequeno teatro, vê a possibilidade de alguns dos seus actores poderem ensaiar e participar em algumas cenas de um filme, cenas essas que podem ocorrer nas instalações por si comandadas, não hesita e mete mãos à obra. Começam os ensaios, mas também começam a surgir alguns problemas, não só de ordem logística, mas também técnica.

É neste cenário caótico, que se irá desenrolar a peça “Cenas a Preto e Branco”, sob encenação de Romão Janeiro, fundador do Teatro Experimental de Pias. Esta é uma comédia, que nos mostra que também os problemas podem ser divertidos quando encarados com outras cores.