sexta-feira, setembro 04, 2009

"em.cantos" esta tarde em Cuba

.
ESTA TARDE INTEGRADO NAS
FESTAS DE CUBA VAI TER
LUGAR O ENCONTRO DO PRO-
JECTO "EM.CANTOS", DEBATE
SOBRE O CANTE ALENTEJANO.

Projecto "em.cantos" debate Cante Alentejano



A situação do Cante Alentejano é debatida esta sexta-feira na vila de Cuba, no primeiro encontro do projecto "em.cantos", que vai percorrer o Baixo Alentejo até Julho de 2010.
Dedicado aos "Encantos do Cante Alentejano", o debate, agendado para a Igreja do Carmo, a partir das 18h00, será moderado por Ana Paula Figueira, professora do Instituto Politécnico de Beja (IPB) e coordenadora do projecto "em.cantos".
Na iniciativa vão participar o antropólogo Paulo Lima, o realizador de cinema e autor do documentário "Canto a Vozes", Francisco Manso, o padre e especialista em Cante Alentejano, António Cartageno, e o presidente da Câmara Municipal de Cuba, Francisco Orelha.
Segundo Ana Paula Figueira, o debate vai "enfatizar o presente e o futuro do Cante Alentejano e dos grupos corais" e identificar os objectivos e as estratégias a curto, médio e longo prazo para "assegurar a continuidade e a preservação" deste cantar típico do Alentejo.
O "em.cantos", promovido pelo IPB em parceria com o Governo Civil, todas as câmaras municipais e duas rádios do Baixo Alentejo, integra 14 encontros temáticos, um em cada concelho do distrito de Beja.


Através dos encontros, os parceiros pretendem "falar, de forma diferente, das potencialidades da região e, desta forma, destruir a interioridade, reinventando-a", explicou à Lusa Ana Paula Figueira.
Os encontros terão lugar em locais de património histórico edificado, como igrejas, museus ou ruínas, "onde vulgarmente não se realizam" iniciativas deste género, precisou a responsável.
Em cada encontro, acrescentou, vai ser debatido um tema "estreitamente ligado" ao concelho que acolhe o debate, mas "transversal a todo o Baixo Alentejo".
O parque eólico de Almodôvar, a importância do património histórico edificado no Baixo Alentejo, os desafios e riscos da fronteira, a conservação da biodiversidade, as minas de Aljustrel, o rio Guadiana, o porco alentejano, a gastronomia e turismo da região e "a trilogia mediterrânica: pão, azeite e vinho" são outros dos temas já escolhidos para encontros.
"Reconstruir o interior destruindo a interioridade" será o tema em discussão no último encontro do "em.cantos", em Beja, em Julho do próximo ano.