segunda-feira, novembro 23, 2009

ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO VERDE VENCERAM CONCURSO IBÉRICO

.
O NOSSO BLOGUE PRESTIGIA HOJE
OS ALUNOS DO 8º,ANO DA ESCOLA
DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO
VERDE, QUE VENCERAM CONCURSO
IBÉRICO.


“Ponte das Ondas – Os Tesouros Humanos e Vivos”: Alunos de Castro Verde destacaram-se em concurso Ibérico

Os alunos do 8.º ano da Escola Secundária de Castro Verde foram os grandes vencedores do concurso Ibérico “Ponte das Ondas – Os Tesouros Humanos e Vivos”, na Categoria de Ensino Secundario Obrigatório / Ensino Secundário, que decorreu no passado ano lectivo 2008/2009.

“Abre-te Sineta”, foi o título do projecto desenvolvido no âmbito da disciplina de Português, pelos 26 alunos do 8º ano, coordenados pelos professores Joaquim Rosa e Paulo Gaspar.

Entradas, Viseus, Lombador e Castro Verde foram os locais percorridos pelos alunos em busca de estórias, histórias e de dizeres populares.

De entre os 37 estabelecimentos de ensino que disputaram o primeiro prémio, 29 eram portugueses e 8 da vizinha Galiza. O “Abre-te Sineta” venceu“…pela correcta identificação dos Tesouros Humanos Vivos propostos, pelos saberes que fornecem e pelos valores que transmitem, no âmbito das tradições e expressões literárias orais…”. (site da ESCV)Numa fase seguinte, o trabalho irá integrar o centro documental do Museu da Ruralidade e poderá ser consultado por todos sempre que assim for desejado.

No passado dia 31 de Outubro de 2009, os professores responsáveis pelo projecto,deslocaram-se a Porriño, na Galiza, em representação da escola e da turma vencedora.