quarta-feira, dezembro 01, 2010

A PARTIR DE AMANHÃ, VAMOS TER O DOCLISBOA 2010, EM CASTRO VERDE

.
DE NOVO VAMOS TER O DOCLISBOA.
EM CASTRO VERDE, OPORTUNIDADE
PARA VISIONAR EXCELENTES FILNES
DA EDIÇÃO QUE PASSOU EM LISBOA
ESTE ANO.

Extensão DocLisboa 2010
De 2/12/2010 a 16/12/2010


VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DOCUMENTAL
Fórum Municipal. 21h30

A descoberta de novos territórios e a aposta na grande diversidade e vitalidade do cinema real figuram como os campos de acção do DocLisboa. Em 2010, o documentário voltou a ser assunto, desafiou-se a reflexão sobre temas contemporâneos e da actualidade, e “alimentou-se” um público cada vez mais entusiasta e consciente da sua riqueza e potencialidades.

Dando continuidade à parceria estabelecida com a APORDOC – Associação pelo Documentário, Castro Verde volta a projectar com o selo DocLisboa. Em exibição vão estar registos filmados em português, como a premiada a Melhor Longa-metragem Portuguesa LI KÉ TERRA e as curtas SNACK-BAR AQUÁRIO (prémio para a Melhor Primeira Obra Portuguesa), IMPERIAL GIRL e NONCITY.

COMO AS SERRAS CRESCEM (prémio Melhor Curta Metragem Portuguesa) e MAIS UM DIA À PROCURA são outras das apostas nesta mostra DocLisboa. Em ambos os documentários estaremos perante duas profissões em vias de desaparecer: os trabalhadores das salinas, no primeiro, e os pescadores tradicionais do atum, no segundo. No final desta última sessão haverá uma conversa com a realizadora Maria João Soares e um representante da APORDOC.


02 DEZ
Li Ké Terra (Portugal)
Realização: Filipa Reis, João Miller Guerra, Nuno Baptista




Esta é a história de Miguel e Ruben. Dois jovens descendentes de imigrantes cabo verdianos que vivem em Portugal sem documentação. Divididos entre a vontade de serem portugueses de pleno direito e as suas raízes e as barreiras quotidianas, Miguel e Ruben lutam diariamente por uma vida melhor e por um futuro que, de momento, se apresenta apenas como um território povoado de sonhos e incógnitas.
Vencedor do Prémio Competição Portuguesa – Médias e Longas e do Prémio Escolas no DocLisboa 2010, “Li Ké Terra”, da autoria de Filipa Reis, João Miller Guerra e Nuno Baptista, é um documentário representativo das “múltiplas identidades” que cada um transporta dentro de si.


CURTAS – METRAGENS

09 DEZ
Snack-Bar Aquário (Suíça/Portugal)
Realização: Sérgio da Costa

Vencedor do Prémio CGD para Melhor Primeira Obra Portuguesa, “Snack-bar Aquário” retrata um bar à beira da estrada, numa vila de província. Numa sucessão de cenas do quotidiano, a comunidade aparece. Os protagonistas comem, bebem, discutem, vêem televisão, sempre ali... Todos passam tempo no bar, à espera que algo aconteça.

Imperial Girl (Portugal)
Realização: Salomé Lamas

“Imperial Girl” é um filme sobre uma das muitas faces de Lisboa. A acção centra-se no almoço de D. Ilda.
É domingo e está de chuva. Os hóspedes ficam dentro de portas a falar porque o almoço, esse, tarda. São forasteiros em regime de residência permanente da pensão Império. Os acontecimentos sucedem. Nas margens de Lisboa a conversa corre solta.

NonCity (Portugal)
Realização: Andrea Fernández e Nuno Pessoa

Dois forasteiros perdidos numa cidade fantasma. Um conto perturbador sobre especulação de planeamento urbano numa fase avançada.

16 DEZ
Como as Serras Crescem (Portugal)
Realização: Maria João Soares

Em cada ano a salina é preparada para receber as suas serras. A água, a lama, o vento, o sol e o homem são os elementos que conduzem ao novo sal.

Mais um dia à procura (Portugal)
Realização: Maria Simões

O mês de Novembro enregela as águas e faz rumar a pescaria a sul. Da autoria de Maria Simões, “Mais um dia à procura” segue a bordo do atuneiro açoriano Pepe Cumbrera, o único activo em São Miguel, e mostra de perto uma tripulação de madeirenses que anseia regressar a terra atestada. Uma tripulação que apesar da força e coragem, também se debate entre a esperança e o desespero.

Org. CMCV.
Parceria: APORDOC.