segunda-feira, abril 23, 2012

CONCERTO DA PRIMAVERA na BASILICA REAL DE CASTRO VERDE

.
INTEGRADO NA QUINZENA CULTURAL DO
CAMPO BRANCO, EM CASTRO VERDE, REA-
LIZOU-SE NA BASILICA REAL DA VILA
O CONCERTO DA PRIMAVERA PELOS
ALUNOS DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DO
BAIXO ALENTEJO - CASTRO VERDE.



A CASA DAS PRIMAS esteve lá. Tive o gosto de ter usufruído dum espectáculo de grande qualidade, que deu um especial brilho a este primeiro dia da Quinzena Cultural, tendo tido o ensejo de captar imagens e sons que aqui deixo para memória futura e para que os castrenses que estão fóra da sua terra possam seguir o que de bom acontece por cá.



O Conservatório Regional do Baixo Alentejo fez as honras de abertura da “XXII Quinzena Cultural - Primavera no Campo Branco” num momento musical de grande qualidade artística e valor cultural que viajou por temas de compositores consagrados, de G. Caccini a John Rutter, passando por Michel Richard de la Land, Josef Rheinberger, Frederic Chopin, S. Rachmaninov e Heitor Villa-Lobos.

O concerto de primavera foi dirigido por Jaime Branco, e foi um testemunho seguro da importância da existência de uma escola de ensino artístico na região.



Participaram:
Jorge Barradas. André Dourado. Francisco Couto. Hélio Ramalho. Elena Serdyuk. Hernani Moura. Ana Filipa Botelho. José Micael. Elsa Marques. Diogo Ribeiro. Jaime Branco. Francisco Chaves. Tiago Bentes do Rosário.

Apresentado pelo Vereador da cultura da Câmara Municipal de Castro

Paulo Nascimento

O Concerto teve um inicio de grande beleza e qualidade:



De salientar que alguns do ex-alunos do Conservatório do Baixo Alento, estiveram presentes e actuaram no Concerto , como a ex-discente Ana Filipa Casaca Botelho (Clarinete),actualmente a frequentar a Licenciatura em clarinete na Universidade de Évora, sob a orientação do Prof.Etienne Lamaison, como o ex-discente Diogo Ribeiro, licenciado pela Universidade de Évora no Ramo de Composição sob a orientação do Prof. Christopher Bochmann. Autor e compositor da obra "Praia" que apresentou neste Concerto, e como o ex-discente Franciscio Assislau Chaves (viola dedilhada), actualmente a frequentar a licenciatura em guitarra na Universidade de Évora sobre a orientação do Prof.Dejan Ivanovich.


Um dos momentos altos da noite, esteve na actuação do Quarteto de metais


na obra "Die Bankelsangerlieder" Anonymus ,na performance de Jorge Barradas,Jose Dourado,Francisco Couto e Hélio Ramalho.

Antes e encerrar o Concerto, o Director da Escola ,José Filipe Guerreiro, num breve improviso explicou a razão de ser da mesma e o porquê do êxito .
A qualiade da imagem não é muito boa, mas dada a importância do conteúdo da das suas palavras, deixo aqui o seu testemunho


Foi um primeiro dia da Quinzena a terminar em qualidade