terça-feira, fevereiro 26, 2013

LIVRO "CARTAS DE AMOR DE FERNANDO PESSOA E OFÉLIA QUEIROZ"

.
DECORREU HOJE EM CASTRO VERDE A APRESENTAÇÃO
DO LIVRO "CARTAS DE AMOR DE FERNANDO PESSOA E
E OFÉLIA QUEIROZ", PELA AUTORA, A CASTRENSE
MANUELA PARREIRA DA SILVA.

Manuela Parreira da Silva apresenta o livro "Cartas de Amor de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz" em Castro Verde
17/2/2013
.

Esta tarde em Castro Verde , Manuela Parreira da Silva apresentou a sua obra “Cartas de Amor de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz”. Um livro que reúne, pela primeira vez numa edição conjunta, as cartas de amor trocadas entre o poeta e Ofélia Queiroz.

A relação amorosa entre o casal é "posta a nú", sustentada num diálogo de cartas entre os dois amantes, em que cada uma delas é, em si mesma, ou a resposta a outra carta ou pretexto para ela.

Um conjunto de discursos cruzados, que vem desmistificar a existência de um "namoro platónico", sem réstia de erotismo, onde vemos surgir um Pessoa diferente do outro lado do espelho. Um Pessoa não só sujeito e manipulador da escrita, mas um Pessoa indefeso, personagem de uma história real.

O livro foi apresentado em duas sessões: uma primeira, no Fórum Municipal de Castro Verde, pelas 10h00, dirigida aos alunos do 12º ano e do projeto “Ler+Jovem”; e uma outra, que decorreu a partir das 18h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca para os alunos da Universidade Sénior de Castro Verde e público em geral.


Manuela Parreira da Silva

Nasceu em Castro Verde. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Literatura Portuguesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1999. Atualmente ocupa o cargo de Professora auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses, lecionando Literatura Portuguesa do Século XX e Estudos do Modernismo. Tem-se dedicado a vários estudos e investigação sobre o espólio de Fernando Pessoa.