quinta-feira, outubro 03, 2013

CONCERTO DAS "MAL COIFÉE" QUINTETO FEMININO DO SUL DE FRANÇA

.
NESTE FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS
DE CASTRO VERDE, A PROGRAMAÇÃO
PÔS ACENTO TÓNICO NA POLIFONIA,
E AS "MAL COIFÉE" VIERAM DO SUL
DE FRANÇA DA REGIÃO LANGUEDOC-
ROSSILLON.



E trouxeram canções ou modas, interpretadas no dialecto dos trovadores medievais - o occitan

O que é o occitan?

A língua occitana, também chamada occitânica, langue d'oc, occitano ou provençal (em francês, langue d'oc; em occitano, lenga d'òc), é uma língua românica falada no sul da França (ao sul do rio Loire), assim como em alguns vales alpinos na Itália e no Val d'Aran, na Espanha.

O nome da língua vem de òc, a palavra occitana para sim, em contraste com oïl, (o ancestral do francês moderno oui), em francês do norte — a langue d'oïl. A palavra òc provém do latim hoc, enquanto oïl se origina da voz latina hoc ille. A palavra occitano é derivada da região histórica da Occitânia, que por sua vez é derivada de Aquitânia, uma antiga região administrativa do Império Romano
.






A sua actuação tem uma estória à margem, estava programada para o Anfiteatro Municipal ao ar livre, onde já se encontrava todo o equipamento de som, com que habitualmente trabalham.
Aconteceu que a trovoada que se abateu sobre a Vila, com forte chuvadas, levou a Organização a ter de transferir o Concerto para o Cineteatro, e as bravas componentes do Quinteto aceitaram cantar á capela , o que fizeram aliás, com muita qualidade.



e aplauso da plateia, agradada com as vozes ,e com a novidade da sonoridade do occitan.




Embora perdendo o efeito original , o espectáculo sem tecnologia , ganhou no entantona verdde das vozes "desprotegidas" a teram de soar À capela, apenas com a ajuda manual das pandeiretas.
O Concerto resultou muito bem, as pessoas gostaram e o grupo teve no final de voltar, não ao palco, mas à plateia e cantar uma vez mais.