quarta-feira, abril 30, 2014

PEQUENA CRÓNICA DAS COMEMORAÇÕES DO XIX ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MANUEL DA FONSECA

.
DECORREU NO DIA 22 , A FESTA DE COMEMORAÇÃO
DO 19º.ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MANUEL DA
FONSECA ,DE CASTRO VERDE.


Tenho pela Biblioteca Manuel da Fonseca de Castro Verde, pelos seus colaboradores, uma grande simpatia, pois foi de lá, que nos meus primeiros tempos na Vila, utilizando a banda da internet , pôde publicar a Casa das Primas, recebendo ,quer do Paulo Marques, quer de todos o que prestam serviço na Biblioteca, um carinhoso tratamento.

E tenho ao longo dos últimos anos, estado presente nas suas festas de comemoração de aniversário, publicando no blogue, mas também na sua extensão do facebook, crónicas e imagens das suas iniciativas, dando a conhecer o seu valioso trabalho e a sua importância no incremento da cultura na região.

Daí que me foi particularmente prazeiroso estar presente na noite destas comemorações do 19º.aniversário.

Mas vamos ao programa desta noite

O primeiro acto ocorreu no andar térreo da Biblioteca, com a Abertura da Exposição "Espelhos da Memória" do António Peleja:


Começo pela apresentação documental do autor:


das suas palavras:



Após a visita à Exposição, iniciou-se, já no 1º.andar, a actuação do grupo IMAGINÁRIO , vindo de Évora, apresentado numa breve alocução pela sua solista, Isabel Bilou.:




E foi assim que acompanhada de guitarra portuguesa, viola d'arco, guitarra acústica e contrabaixo, que Isabel Bilou, interpretou poemas extraídos da literatura e da cultura popular de língua portuguesa, que foram voz do Povo em Abril, de autores como :Zeca Afonso,Luis de Camões, Manuel Alegre,Eugénio e Andrade, Fernando Pessoa , José Carlos Ary dos Santos.

E é com a "Balada do Outono" de Zeca Afonso na interpretação do IMAGINÀRIO, que aqui partilho:



De Jorge de Sena ,
Roubam-me Deus
Outros o diabo
Quem cantarei

Roubam-me a Pátria
e a humanidade
outros ma roubam
Quem cantarei




Dos Açores, o grupo interpretou uma CHARAMBA

"Boa noite meus senhores
minhas senhoras, lindas flores
que estão neste salão...



Pela noite dentro, muitos outros poetas foram cantados,com o aplauso duma assistência encantada e conquistada.

No final. todos desceram ao andar térreo, onde foi oferecida o tradicional açorda, desta feita, de bacalhau.

sempre muito gabada



degustada com bom tinto



e com o tradicional bolo de aniversário




e os "parabéns a você" por todos entoado







Foi mais uma bela festa de "família" e amigos, numa noite onde a aliança entre a Cultura, a Biblioteca e Povo de Castro Verde, se firmou mais sólida.



.