terça-feira, setembro 23, 2014

terras do alentejo - DOGUENO

.
DOGUENO É UMA BONITA LOCALIDADE
DO ALENTENTEJO SERRENHO.

No Distrito de Beja, fica já na região serrana , a 12 km a sul de Almodôvar


é uma terra pacata



Dogueno é uma localidade, Monte como se diz no Alentejo, situada junto à estrada nacional n.º 2 - EN2, a 12 km da sede de Concelho - Almodôvar. Dista cerca de 60 km de Faro, 80 km de Beja e 220 km de LIsboa.

Actualmente tem cerca de 120 habitantes devido à "desertificação" do interior do país.


Antigamente todo o trânsito para o Algarve passava por pelo Dogueno, até à abertura do IC1 e posterior construção da A2. Foi perdendo importância com a abertura destas duas vias e foi votada ao esquecimento. As mais de 300 curvas - dizem que são 365 - até Faro e a degradação do pavimento afastaram os potenciais turistas da maravilhosa paisagem da Serra do Caldeirão que começa j´+a cerca de 5 km adiante, contudo ainda se encontram alguns, sobretudo ingleses e alemães, que gostam da região ,da pacatez e da beleza da serra.

No ano de 2003, devido à realização do Euro 2004 e à previsão de "invasão" de turistas, sobretudo espanhóis, a EN 2 foi totalmente repavimentada entre Almodôvar e S. Brás de Alportel. O IEP, Instituto de Estradas de Portugal editou um interessante livro sobre a construção desta estrada, considerada uma "Estrada Património".


É possível, agora, e com mais conforto, fazer a viagem até ao Algarve e vice-versa. Muitos turistas têm aqui o seu ponto de retorno, depois de um passeio pela Serra, e muitos deles preferem as curvas da serra às rectas da autoestrada...

Actualmente, possui apenas, um Café com Restaurante . onde tomei uma bica no principio de Setembro.

Existe uma (grande) Oficina de reaparação automóvel e uma loja de Antiguidades.

Uma tradição de há muitos anos, é o fabrico e "exportação" de pão caseiro alentejano, em tempos amassado à mão. Hoje existe uma padaria industrial que abastece algumas localidades do Algarve e chega a ser vendido em Almada com muito`êxito.

Também há quem se dedique à exploração e comércio de cortiça, muito vulgar nesta zona.

Todas estas indústrias são de cariz familiar.


a pequena igreja,existente foi contruida nos anos 80.

Em 1980 realizaram-se as primeiras festas da Dogueno. Inicialmente pensadas como meio de angariação de fundos para a construção de um centro de convívio para a população, em que se previa, também, a construção de uma pequena igreja - apenas esta última foi edificada - as festas tiveram enorme sucesso na década de 80. Incluiam diversas provas como ciclismo, tiro aos pratos, cavalhadas, jogos populares e o famoso arraial e bailarico e ainda fogo de artifício.