quarta-feira, maio 25, 2016

FUTEBOL FEMININO - SORTEIO DA TAÇA DE PROMOÇÃO

.
À EQUIPA FEMININA DO CASTRENSE
QUE AO VENCER NO ULTIMO FIM DE
SEMANA O BOBADELENSE SE CLASS-
SIFICOU PARA A DOZE AVOS DE
FINAL DA TAÇA DE PROMOÇÃO,SAIU
ESTA MANHÃ EM SORTEIO A EQUIPA
DA OVARENSE.


Vai tratar-se de uma reprise, pois na Taça do ano passado, também calhou às meninas de Castro Verde, as da Ovarense, tendo então o jogo se realizado em Ovar ,com a vitória das vareiras.


Desta vez em Castro Verde ,espera-se a vitória Castrense.


No auditório 2 da Cidade do Futebol (Queijas, Oeiras) recebeu, esta quarta-feira, o sorteio da III eliminatória da Taça de Promoção de Futebol Feminino.

Recorde-se que esta eliminatória será apenas disputada num jogo. Os jogos vão realizar-se no próximo dia 29 de maio.

Eis o resultado completo do sorteio:

Guia FC-GD Os Vidreiros
Valadares Gaia FC-Os Sandinenses GDRC
GD Estoril Praia-AD Poiares
FC Castrense-AD Ovarense Futebol
USC Paredes-Quintajense FC
CS Bonitos Amorim- Clube Os Dragões Sandinenses II

A OVARENSE é um clube da cidade nortenha de Ovar, curiosamente , uma cidade de onde são naturais muitos dos meus familiares do lado paterno.


Ovar é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e Região de Aveiro, com 29 765 habitantes no seu perímetro urbano.

É sede de um município com 147,70 km² de área[1] e 55 398 habitantes (2011),[2] [3] correspondendo a uma densidade populacional de 375,1 habitantes/km², estando subdividido em 5 freguesias.[4] O município é limitado a norte pelo município de Espinho, a nordeste por Santa Maria da Feira, a leste por Oliveira de Azeméis, a sul por Estarreja e Murtosa e a oeste pelo Oceano Atlântico, que banha perto de 15 km da sua costa, contribuindo para um clima ameno e praias agradáveis.



História

Nas enciclopédias, o nome "Ovar" é um tanto ou quanto invulgar, apenas se encontrando para ele três significados: o nome desta cidade (não existe outra povoação do mesmo nome em Portugal ou em qualquer outro país); verbo transitivo (pôr ovos, criar ovos ou ovas) e verbo transitivo brasileiro (fazer ovação, aplaudir, aclamar, vitoriar) por oposição ao verbo português ovacionar. A etimologia mais popular e citada é a que deriva do verbo "ovar", dado a multidão de aves que desovavam e criavam na região.

O litoral de Ovar encontrava-se compreendido no maior segmento de costa baixa e lisa do país, mas nem sempre isso aconteceu, porque primitivamente a ria não existia e o mar avançava mais para o interior, formando uma baía. Aliás, conforme ensinam Amorim Girão, Alberto Souto e Jaime Cortesão, todos os terrenos do concelho de Ovar, a oeste da linha do caminho-de-ferro (actualmente a estação da CP de Ovar dista cerca de 5.200 metros do litoral, estando a uma altitude de 17,24 metros do nível do mar) foram domínio do mar.

A formação da Ria é contraditória, pois há quem lhe dê uma longevidade de quatro milénios, mas também quem lhe aponte os meados do século X ou mesmo XI, como início da sua sedimentação. Tudo leva a crer que, no século X, a linha da costa passava em Ovar. No entanto, o afastamento progressivo da linha da maré fez com que Ovar ficasse cada vez mais no interior, decaindo como porto de mar.

Porto salineiro e de pesca na Idade Média, é citado num documento laudatório com data de 12 de junho de 922, inserto no Livro Preto da Sé de Coimbra, tendo resultado da aglutinação de vários lugares, entre os quais a vila de Cabanões (28 de abril de 1026), São Donato (1101) e de Ovar (24 de fevereiro de 1046).

Ovar constituiu-se em Concelho desde 1251, com foral passado por Manuel I de Portugal em 10 de fevereiro de 1514.

Nos séculos XVIII e XIX destacou-se pela atividade piscatória, tendo os seus pescadores povoado grande parte do litoral português, fundado a Torreira, As Areias (São Jacinto), Espinho, e fixando-se ainda na Afurada, na Caparica, em Olhão, Paramos e no Ribatejo.

Foi fundada a 4 de Dezembro de 1811, uma das mais antigas e prestigiadas bandas do país a Banda Filarmónica Ovarense.

Foi em Ovar que Júlio Dinis redigiu "As Pupilas do Senhor Reitor" e esboçou "A Morgadinha dos Canaviais".

Por ter resistido aos monárquicos à época da chamada "Traulitânia" (1919), a vila foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 26 de Abril de 1919.[5]

Ovar foi elevada a cidade em 1984, pela lei n.º 9/84, de 28 de Junho.