sábado, novembro 12, 2016

CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO FESTIVAL DA LINGUA PORTUGUESA "LETRAS DO SUL" EM ALMODÔVAR

.
AO LONGO DOS DIAS DO FESTIVAL DE
LINGUA PORTUGUESA, ESTIVE EM
ALMODÔVAR E ASSISTI A VÁRIOS
DOS EVENTOS DO CERTAME-

A CASA DAS PRIMAS tem vindo a publicar no nosso KANAL CASA DAS PRIMAS 345990 da MEO, na nossa página do facebook e também aqui no nosso blogue.



Hoje vou recordar o Concerto de Encerramento do Festival, um espectáculo diferente pois ,numa ousada produção de João Gil e Paulo Ribeiro , subiram ao palco instalado na Praça da Republica de Almodôvar, grupos corais alentejanos a entoar ,não o cante, mas a interpretar musica Pop, que estamos habituados a escutar pelos GNR, XUTOS E PONTAPÉS, ALA DOS NAMORADOS, BOSS AC, etc.

Foi um fim de tarde mágico, e quem lá esteve, sentiu-se previligiado, isso posso assegurar.

Os grupos alentejanos convidados e que actuaram em palco foram; OS CAMPONESES DE PIAS, os MAINAMTES e os MOÇOS D'UMA CANA com as suas violas campaniças.

Com a Praça da Republica com muitos almodovarenses e visitantes curiosos e expectantes perante a proposta ousada , o Paulo Ribeiro subiu ao palco e enquadrou o objecto do espectáculo, não esquecendo de salientar a responsabilidade de João Gil ,na ideia e criação artística da parte musical do Festival, que juntou em torno desta experiência musical, num estágio de cerca de 3 meses os grupos e ele próprio na concertação dos temas que são parte do nosso imaginário, cantados em português.



Estalaram os aplausos ,a Praça começava a aderir ao som que lhe chegava do palco.

Os camponeses de Pias voltaria, mas deram então vez aos Mainantes, também de Pias




Juntaram-se então aos Mainantes, os Moços d'uma cana, para numa fantástica sonoridade interpretarem os "LOUCOS DE LISBOA"




Então,o David Pereira chamou ao palco , o Ruben, interprete de rapper e juntos maravilharam os presentes com uma fusão de temas ,"E´sexta feira.....



Os Moços duma cana continuaram os espectáculo com uma poderosa interpretação



Com a Praça completamente rendida, Paulo Ribeiro visivelmente emocionado mostrou-se muito agradado com a aceitação explicita , e anunciou os 2 ultimos temas ,agora de modas bem alentejanas entoadas por todos os grupos em palco:



Pelo toque da viola...

Depois ,Paulo Ribeiro, chamou ao palco João Gil, o criador do espectáculo, para cantar junto dos grupos, "É tão grande o Alentejo"



No final João Gil com entusiasmo : Se me deixarem, eu torno-me Alentejano!!!



Acabado? Não ,a plateia não deixou, e o colectivo, pela voz do líder dos Camponese de Pias decidiu que todos entoassem "ALDEIA NOVA" em homenagem ao Paulo Ribeiro,




Foi um grande Concerto, um fim de tarde fantástico.
A promessa é repetir para o ano que vem .

Este espectáculo foi publicado no nosso KANAL CASA DAS PRIMAS, 345990 da MEO.
Para quem não tem acesso à MEO, aqui fica ,embora espartilhado em vários vídeos.