sexta-feira, dezembro 16, 2016

COMO VAI SER O NATAL EM CASTRO VERDE

,
OS CASTRENSES TÊM ASSEGURADO UM
NATAL VARIADO.


O Natal é sempre uma ocasião especial. É nesta data que valores como a família, a amizade e a confraternização se elevam, mas é também nesta data que um conjunto assinalável de iniciativas se espalha pelo concelho, reavivando o espírito natalício e a memória oral da região. Nesta quadra festiva, a Câmara Municipal de Castro Verde promove um conjunto de iniciativas para diferentes públicos, ao qual volta a associar a Campanha de Natal “Ofereça Castro Verde”. Fique a par de tudo o que vai acontecer… Neste Natal Ofereça e Viva Castro Verde!

VENDA DE NATAL | Artesanato e Produtos Locais

15 a 18 DEZ | Parque Infantil

Os artesãos e produtores locais do concelho, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, promovem uma Venda de Natal dos seus produtos e criações. Uma proposta para comprar prendas originais e produtos de qualidade.

ANIMAÇÃO INFANTIL | Cantinho da Biblioteca

16, 17 e 18 DEZ | Venda de Natal - Parque Infantil | a partir das 11h00

Hora do conto, expressão plástica, pinturas faciais e modelagem de balões. Estas são algumas das propostas a dinamizar pela Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca que, ao longo de três dias, farão as delícias dos mais pequenos no espaço da Venda de Natal a que se juntarão outras propostas para os mais pequenos (carrossel e insufláveis).

O PAI NATAL ESTÁ NA RUA

16 e 17 DEZ | Ruas e Estabelecimentos Comerciais de Castro Verde | durante o dia

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Pai Natal vai andar pelas ruas de Castro Verde, numa ação de dinamização do comércio local. No saco traz descontos e ofertas que pode utilizar nos estabelecimentos comerciais de Castro Verde.

CANTE AO MENINO, JANEIRAS E REIS

17 DEZ | Basílica Real | 18h00

Neste Natal, a Basílica Real de Castro Verde volta a abrir as suas portas a mais uma ação em torno da tradição do Cante ao Menino, Janeiras e Reis no âmbito da qual um conjunto de grupos corais interpretará cânticos da tradição natalícia. Um momento que, além de celebrar a quadra e resgatar memórias de uma tradição que em tempos se fazia de porta-a-porta, é também uma ocasião para se valorizar o Cante Alentejano, Património Cultural e Imaterial da Humanidade. São este ano convidados os Grupos Corais: “Amigos do Alentejo”, do Feijó, “Vozes do Campo Branco” em Cascais, “As Camponesas” de Castro Verde e o Grupo Coral Misto “Os Cardadores” da Sete.

PASSEIO DE PAIS NATAL EM BICICLETA

18 DEZ | Concentração: Praça da República | 10h00

Um passeio de Pais Natal em Bicicleta, em que a população é convidada a vestir o seu fato de Pai Natal e a desfilar pelas ruas de Castro Verde.

CONCERTO DE RUA | Carrilhão LVSITANVS

18 DEZ | Praça da República | 16h00

O Carrilhão LVSITANVS é o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo. 63 sinos, com um peso bruto total de 15 toneladas que, a solo ou juntamente com outros instrumentos ou agrupamentos, permite a execução de obras dos mais variados estilos musicais. Um momento musical único durante o qual se ouvirão temas como “Allegro” de Vivaldo, “Natal de Elvas”, “Coimbra”, de Raul Ferrão, ou temas mais natalícios como “Jingle Bells” e “Adeste Fideles”.

CAMPANHA DE NATAL | NESTE NATAL, OFEREÇA CASTRO VERDE

O Natal serve também de mote para a campanha “Neste Natal, Ofereça Castro Verde”, a decorrer até ao dia 6 de Janeiro de 2017. Da responsabilidade da autarquia, o concurso dirige-se a todas as pessoas singulares que realizem compras no co­mércio local e tem como objetivos o estí­mulo e a revitalização do espaço comercial de Castro Verde. Em sorteio vão estar uma viagem à ilha da Madeira ou Açores, para duas pessoas, em regime de pensão completa (1º prémio), um fim-de-semana no Douro para duas pessoas (2º prémio); um tablet android (3º prémio) e vouchers em compras que devem ser utilizados até 14 de fevereiro de 2017 nas lojas aderentes ao Concurso. (regulamento disponível neste site).

ILUMINAÇÃO DE NATAL

Em Castro Verde, as luzes de Natal já espalham magia pelas artérias principais da vila, valorizando os diferentes espaços urbanos e o comércio local, envolvendo todos os que por cá residem ou que, por estes dias, visitam o município no decurso das festividades natalícias.