sexta-feira, junho 16, 2017

OPERA "SOROR MARIANA ALCOFORADO , COM INCLUSÃO DE CANTE ALENTEJANO.

.
A OPERA "SOROR MARIANA ALCOFORADO"
A ESTREAR ESTA TARDE EM ALMADA,
INCLUI PELA PRIMEIRA VEZ CANTE
ALENTEJANO.


O cante alentejano é, pela primeira vez, incluído numa ópera, "Soror Mariana Alcoforado", de Amílcar Vasques-Dias, que se estreia no sábado, no Convento dos Capuchos, nos arredores de Almada.



A ópera "Soror Mariana Alcoforado", sob a direção musical do maestro Brian MacKay, é protagonizada pela soprano Natasa Sibalic, e conta com a participação do cantador Pedro Calado, "sendo certamente a primeira vez que uma ópera inclui cante alentejano", disse à agência Lusa o violinista Luís Pacheco Cunha, do Quarteto Lopes-Graça, que faz parte do ensemble de dez músicos que acompanha a ópera, que volta à cena no domingo.

"Soror Mariana Alcoforado" conta com um coro de trinta vozes, que se desdobra em diferentes personagens coletivas - as noviças, os camponeses -, adiantou à Lusa o violinista.

A ópera tem libreto de Helena Nóbrega e é baseada n'"As Cartas de Uma Freira Portuguesa -- história de uma freira que se apaixonou por um oficial francês, Noël Bouton, Marquês de Chamilly", publicadas em 1669, e que supostamente revelam um enleio amoroso, durante as Guerras da Restauração (1640-1668), entre uma freira do Convento de N. S. da Conceição, em Beja, e um militar francês.