sexta-feira, janeiro 26, 2018

A EQUIPA FEMININA DO CASTRENSE VAI A CESAR

.
A EQUIPA FEMININA DO CASTRENSE VAI
DESLOCAR-SE ESTE FIM DE SEMANA À
LOCALIDEDE NORTENHA DE CESAR .
(promumcia-se cesár, tónica no
a) OMDE VAI DEFRONTAR A EQUIPA
LOCAL , O CESARENSE, A CONTAR
PARA A TAÇA DE PORTUGAL.

É uma viagem longa, que se espera vitoriosa, nós na CASA DAS PRIMAS, "ACREDITAMOS EM VOCÊS"

Detalhes sobre CESAR


Cesar é uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira de Azeméis, com 5,43 km² de área e 3 166 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 583,1 hab/km². Foi elevada a vila a 13 de julho de 1990.



Cesar nasceu na base do monte Calbo, serra onde existiu até à baixa idade média um importante castro, o Castro Calbo.

Nesta região estabeleceu-se a capital do povo Lusitano "terduli-veteres".

Com as invasões romanas, nomeadamente após o consulado de Caio Júlio César, que viria a ser o primeiro imperador de Roma, e que aqui esteve como governador da "Ulterior" no século I AC, todo o norte de Portugal foi ocupado e pacificadas as cidades dos lusitanos, incluindo o Castro Calbo, Castro de Romariz, etc.

Apesar de tudo o Castro Calbo terá mantido a sua importância pelo menos até à reconquista em 1035 por Bermudo III pois há fontes que referem a sua utilização até essa data e posterior, provavelmente em virtude do retrocesso das "Villae" que se deu com o início do processo de reconquista por Afonso I e que levou ao despovoamento das estruturas sociais estabelecidas, à desorganização social e o retorno aos "castros" como forma da população se proteger das pilhagens que estiveram associadas ao período deste Rei e dos seguintes até à pacificação ulterior do território.

Em Cesar a ocupação romana terá sido feita na planície que hoje é realmente habitada, visto o castro estar totalmente soterrado, senão mesmo destruído.

Os topónimos actuais - Vilarinho e Cimo de Vila - provavelmente indicam as possíveis localizações das primeiras vilas romanas e onde se terão estabelecido, pois estes topónimos estão quase sempre relacionados com a ocupação romana.

Aliás, o lugar de Cimo de Vila foi o centro de Cesar até que, com a destruição da igreja original, uma das mais antigas da região e que estava em Cimo de Vila no campo de Carregais (hoje Casa Azul), e com a construção das duas sucessivas igrejas, primeiro abadia e depois a actual igreja, se iniciou a descentralização do foco populacional.

População CWECA DE 4000 habitantes


Economia

Actualmente Cesar é um importante centro industrial, predominando a indústria da louça de alumínio e aço inoxidável, dos moldes e calçado. Estão sediadas na vila de Cesar as empresas: - Combinação Equilibrada (PUBLICIDADE), Afer, Eumel, Silampos [1], Ibotec, Fersil, Irmãos Azevedo, Celar, Cogumelo Design www.cogumelo.org, J.Fer, Dias Verdes (Green Days) e Cultifera entre outras.

Em Cesar encontra-se uma das mais puras e ricas jazidas de caulino, havendo também zonas ricas em quartzo de grande pureza.


Coletividades
FUTEBOL CLUBE CESARENSE - equipa oficial de Futebol de 11 desta freguesia.
e que tem como ex-libris uma EQUIPA FEMININA a disputar o Campeonato de Promoção-