domingo, abril 22, 2018

DIA DA TUBRA

.
CASEBRES ,ALCACER DO SAL
CELEBROU O DIA DA TUBRA.



Alcácer do Sal: Casebres celebrou “Dia da Tubra”


Casebres celebrou “Dia da Tubra”

Em açorda, acompanhadas de camarão, com cogumelos ou com ovos mexidos, as túbaras foram a estrela gastronómica no último sábado (14 de abril 2018), data em que se realizou a primeira edição do “Dia da Tubra”, em Casebres.

Organizada pela Junta de Freguesia de S. Martinho, com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal (que se fez representar pelos vereadores Ana Soares e Nuno Pestana) e da União das Freguesias de Alcácer, a iniciativa visou divulgar este fungo que cresce espontaneamente no Alentejo entre o final de fevereiro e o início de maio, muito apreciado na região e que levou uma multidão a Casebres para provar as várias iguarias culinárias que proporciona.

O que é a tubra?


Túberas: As Trufas Alentejanas

As túberas ou túbaras é uma variedade de trufas existente com uma certa predominância no Alentejo e no Ribatejo. São aromaticamente menos intensas que as trufas, tendo um sabor bastante suave e delicado. As túberas são um segredo bem guardado e a maioria dos portugueses desconhece esta iguaria. O segredo da sua apanha é passado de pai para filho e raramente é partilhado fora do círculo familiar.

Este ano com um inverno mais chuvoso já se consegue arranjar frescas. A época da apanha das túberas começa normalmente no final de Fevereiro e termina no início de Maio.

Normalmente quem as apanha fá-lo para consumo próprio, congelando-as quando não são consumidas nos dias imediatos à apanha. Por vezes é possível encontrarem-se à venda embora não sejam fáceis de encontrar. ,as trufas são bastante menos intensas que estas e por isso deve-se ter alguns cuidados na sua preparação. Fundamentalmente devem ser combinadas com ingredientes cujos aromas não sejam muito fortes de modo a que os seus aromas delicados não sejam ofuscados.

O modo de preparação tradicional das túberas no Alentejo é com ovos mexidos. Devem ser lavadas e descascadas tendo cuidado para
remover todos olhos escuros que fiquem pois provavelmente terão terra. As que não sejam consumidas nos dias imediatos à apanha devem ser congeladas depois de descascadas. Cortar em fatias finas como se fossem batatas para fritar às rodelas. Saltear as túberas em azeite até estarem passadas, juntar ovos batidos com sal (eventualmente um pouco de pimenta) e envolver. Ter cuidado para não deixar passar demasiado os ovos. Servir sobre uma fatia de pão torrado.