sexta-feira, outubro 11, 2019

FEIRA DAS BIBLIOTECAS em castro verde.

.
REALIZOU-SE NO ULTIMO MÊS DE SETEMBRO
A FEIRA DAS BIBLIOCAS DO BAIXO ALENTEJO-



rganizada pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo (RIBBA), a “Feira das Bibliotecas” tem como objectivo “promover o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas junto das suas comunidades, sublinhando a importância estratégica das bibliotecas no território e no exercício de uma cidadania mais informada e consciente através do contributo dos serviços prestados para o desenvolvimento pessoal e social”.

ENTRE OUTROS MOMENTOS DOS MUITOS EVENTOS CONTIDOS NO PROGRAMA,
ESTIVE NA BIBLIOTECA MANUEL DA FOMSECA DE CASTRO VERDE.





APÓS O QUE , tivemos o previlégio de assistir à surpreendente perfornce do rosto e da actuação didática dA ANDANTE...


da qual captei alguns momentos ao vivo da sua capacidade de suscitar o desejo da leitura...



Um espectáculo construído com a “biblioteca” que nos formou. Os autores fundamentais, os poemas essenciais que nos acompanharam ao longo destes 20 anos, serão convocados e revisitados por nós e pelo público. Não sendo uma biblioteca infinita, longe disso, é no entanto um grande acervo de poesia que fomos trabalhando ao longo do tempo. Resolvemos abri-lo ao público e possibilitar que esse público escolha dentro destes limites aquilo que quer ouvir e ver. Cada apresentação será assim uma viagem diferente. Mais do que um recital ou leitura encenada, aquilo que propomos é um jogo em que o público estará directamente implicado.
Uma actriz é a biblioteca e em simultâneo a bibliotecária que guia os leitores e ainda a voz das palavras dos autores. Isto quer dizer ainda que o cenário do espectáculo é, literalmente, vestido pela personagem – uma viajante/andante pelo universo dos livros. O trabalho sonoro, como em todos os nossos espectáculos, será uma peça fundamental, criando os ambientes que permitem aceder melhor àquilo que queremos evidenciar em cada texto.