terça-feira, julho 07, 2020

7 MARAVILHAS DA NOSSA CULTURA POPULAR

,
AMANHÃ. DIA 8 DE JULHO, A CASA DAS PRIMAS
PROPÕE QUE SINTONEZEMOS A RTP 1, PARA EM
DIRECTO ASSISTIR E VOTAR, NA VIOLA CAMPANIÇA.

Entre as 10 da manhã e as 13 e À tarde entre 14,00 e as 1730.


É ESTA A PROPOSTA DA RTP
Em 2020, vamos celebrar a cultura popular!
Nesta edição vão ser eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular portuguesa, nas categorias: Artesanato, Mitos e Lendas, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias, Artefactos.
Vanessa Oliveira e José Carlos Malato conduzem a emissão de apresentação do formato 7 Maravilhas Cultura Popular e dão a conhecer os candidatos das sete categorias a concurso.

Das muitas razões que explicam porque Portugal está, hoje, na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular.
Fruto do nosso desenvolvimento social e cultural, e ao contrário de muitos países, que se renderam às maravilhas da globalização, resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade.
É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular. As sete categorias a concurso são: Artesanato, Mitos e Lendas, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias, Artefactos.

Odemira vai concorrer com a VIOLA CAMPANIÇA, que será defendida amanhã na RTP1 , e apadrinhada pelo JOSÉ FRANCISCO COLAÇO GUERREIRO,