sexta-feira, maio 12, 2023

OS GANHÕES DE CASTRO VERDE & PAULO RIBEIRO

 .

OS GANHÕES DE CASTRO VERDE & PAULO RIBEIRO


No dia 27 de Maio, às 22:30, "Os Ganhões de Castro Verde" & Paulo Ribeiro" sobem ao palco do teatro Garcia Resende, no âmbito do Festival Imaterial, para apresentação do espectáculo "O cante não cai do céu".

"Escreve José Luís Peixoto que “os Ganhões de Castro Verde conhecem o tamanho das palavras que cantam”. E exemplifica com “terra, sol, Alentejo”. Palavras que estão sempre entranhadas nas suas vozes, mesmo se nem sempre fazem parte de cada letra que lhes ouvimos. Para o seu concerto no Imaterial, os homens que colhem o nome naqueles que trabalhavam no campo, ao serviço das sementeiras, das colheitas ou da apanha da azeitona, juntam-se ao cantor Paulo Ribeiro para o espectáculo “O cante não cai do céu”, juntando às modas do cancioneiro tradicional um conjunto de novas composições com autoria do ex-líder dos Anonimato. São temas trabalhados por Paulo Ribeiro a partir de poemas de Manuel da Fonseca, João Monge, Tiago Rodrigues ou Patrícia Portela, numa perspectiva de renovação do reportório do cante, trazendo novos olhares sobre uma música que é Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Para que o cante não se esqueça de crescer para fora - e não para dentro"

Festival Imaterial — 19 a 27 maio, Évora

Org: Câmara Municipal de Évora, Fundação Inatel com produção executiva da Gindungo e direção artística de Carlos Seixas.

Associação de Cante Alentejano "os Ganhões" de Castro Verde #cant