sexta-feira, maio 14, 2004

DITOS , PROVÉRBIOS E POEMAS DO ALENTEJO

..
AINDA DA RECOLHA DA PÁSCOA,
PUBLICA-SE HOJE ALGUNS
POEMAS E PROVÉRBIOS


.
-A semente que se paga mais depressa , é a da língua
-Custa mais um mosquito no olho, do que pedra no sapato.
-Natal na rua, Páscoa no fogo
-Guarda pão para Maio e lenha para Abril, que não sabes o tempo que há-de vir
-No dia de São Matias emparelham as noites pelos dias, e correm as bogas pelas setias.
-Se não chover em São Braz, tarde a verás
-No mês de Abril, vai a velha onde há-de ir, e ainda volta ao seu covil.

POEMAS POPULARES.
.
As moças da minha aldeia
Vão todas mijar à rua
dizem umas às outras
a minha é maior que a tua
.
(dita por tio Pereirinha
pastor do Forno da Cal
)
.
Não invejo o que é teu
carros e lindas parelhas
só me inveja as tuas botas
pr.a coleira das ovelhas.
.
Pobre humilde mas sou
sincera para toda a gente
os abastados às vezes
mentem aquilo que sentem
.
Não tenho amores nem quero
vivo assim muito bem
não dou e nem recebo
repreensões de ninguém
.
Menina da saia azul
de casaquinho encarnado
diga lá por cantigas
quem é o seu namorado.
.
O nome do meu amôr
trago na palma da mão
o nome do meu amado
a ti não te digo não.
.
Contrária minha contrária
vamos fazer um contrato
eu fico com a pessoa
tu ficas com o retrato.