sábado, junho 17, 2006

As camponesas de Castro Verde "a bordo" da TAP

.
Quem viajar a bordo dos aviões da TAP, Airbus A310 e A340, os que normalmente operam voos intercontinentais, e aceder aos canais de música (existem 12 canais) ,poderá ouvir no canal 3:


AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE
.
Já aqui divulgámos AS CAMPONESAS, hoje relembramos um pouco da sua história;


B.I.
Grupo Coral e Etnográfico Feminino "As Camponesas" de Castro Verde

Fundação
Em Março de 1984 através da "Castra Castrorum" - Associação de Defesa do Património Natural e Cultural do Concelho de Castro Verde e hoje integrado na Cooperativa "CORTIÇOL

Em Março de 1984, sob a égide da "Castra Castrorum" - Associação de Defesa do Património Natural e Cultural do Concelho de Castro Verde, um grupo de mulheres quebrou o medo e a mudez, formando um Grupo Coral Feminino que logo em Junho desse mesmo ano obteve o primeiro lugar no concurso do traje que se realizou em Beja.

Desde então, têm-se multiplicado as actuações do Norte ao Sul do País, levando, qual embaixada, o testemunho fiel da nossa Cultura genuína.

As modas que cantam resultam de aturadas pesquisas em que se montam, peça a peça, sílaba a sílaba, versos esquecidos, estilos perdidos e costumes abandonados na pressa imposta pela corrida atrás do "progresso".


"que me interessa que falem ...o mal delas é inveja de não terem homens iguais aos nossos que nos deixam cantar...eu cá por mim...hei-de continuar a vir até que possa...mesmo que esteja em casa com dôr de cabeça...venho para o ensaio ... ao fim de um pouco estou mais aliviada".