domingo, março 13, 2011

CRÓNICA DO 1º.ENCONTRO DE CORAIS FEMININOS DAS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA

.
A FESTA DE ANIVERSÁRIO DAS
CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA,
QUE ENQUADROU O 1º.ENCONTRO DE
GRUPOS CORAIS FEMININOS FOI UM
FANTÁSTICO HINO À ALENTEJANIDADE


Numa impecável e ousada organização das Cantadeiras da Alma Alenteja, teve lugar na Baixa de Lisboa, entre o Rossio e a Casa do Alentejo, na carismática Rua Jardim do Regedor, um desfile de grupos femininos de corais alentejanos a caminho da sua casa natural, a Casa do Alentejo.


AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA A CAMINHO DO LARGO DO ROSSIO QUE CONQUISTARIAM E A PARTIR DE ONDE IRIAM LIDERAR O DESFILE E A FESTA

Foram 5 os grupos a desfilar, e muitos os alentejanos ,os que vieram das suas terras de propósito, e os que pela região de Lisboa labutam, a fazeram a festa.

Desde cedo começaram a aparecer no Largo do Rossio , e desde logo os abraços de boas vindas, as trocas de abraços afectos há muito adiados ,há muito esperadas.








Às tantas ,as componentes dos grupos ,enquanto aguardavam o inicio do desfile, duma forma expontânea ,começaram a entoar as modas da tradição, no que logo foram seguidas por muitos dos presentes .




O desfile, esse, iniciou-se pelo passeio que liga o Rossio à Casa do Alentejo,e decorreu num ambiente de festa, convivência e grande adesão.












AS CANTADEIRAS ARRANCANDO DO ROSSIO..


..E DEPOIS, NA JARDIM DO REGEDOR

A caminhada dos grupos a entoar as modas foi feita entre alas de uma multidão, que ela sim, ia também trauteando as estrofes que sabia




AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE DESFILANDO


...E TAMBÉM AS TRIGUEIRAS DE SAFARA





MAIS, AS FLORES DO CAMPO DE ALMODÔVAR, À SAÍDA DO ROSSIO..


...E DEPOIS NA RUA JARDIM DO REGEDOR


E O PAZ E UNIDADE DE ALCÁÇOVAS





Outro momento de grande significado e que reputo de opção muito feliz, foi aquele em que os grupos formaram uma especie de quadrado, à porta da Casa do Alentejo, e aí um por um, e depois todos em unissono, cantaram o Alentejo .


LUIS MOISÃO ENSAIADOR DAS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEOMENTO ,CONVIDANDO TODOS A CANTAR COM O SEU GRUPO














CANTADEIRAS..


..DA ALMA ALENTEJANA


AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE

Já no interior da Casa do Alentejo, os grupos voltaram a actuar, agora no palco do salão nobre do lindissimo Palacio onde está instalada a Casa do Alentejo:









AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA BRILHARAM AGORA NO PALCO, NA SUA FESTA







AS TRIGUEIRAS DE SAFARA


A PAZ E UNIDADE DE ALCÁÇOVAS






AS FLORES DO CAMPO DE ALMODÔVAR





E a fechar as CAMPONESAS DE CASTRO VERDE

MUITO APLAUDIDAS E SAUDADAS NA SUA CONDIÇÃO DE TEREM SIDO O PRIMEIRO GRUPO DE MULHERES NO CANTE.



CHAMO A ATENÇÃO PARA A ESPANTOSA INTERPRETAÇÃO DAS CAMPONESAS NESTA MODA QUE O PAULO COLAÇO CHAMOU O HINO DO GRUPO.

No final, o Paulo Colaço, ensaiador das Camponesas, subiu ao palco com a sua viola

campaniça, e com Manuel Florêncio com a sua harmónica de beiços animaram um belo baile popular, bem alentejano, com toda a gente a dançar numa roda gigante num ambiente de grande alegria.





Não quero terminar esta crónica sem dar os parabens às Cantadeiras e ao seu dinâmico e ousado ensaiador e dirigente Luis Moisão, que organizou de forma impecável um grande encontro de alentejanos.