terça-feira, abril 12, 2011

FALTAM SÓ 3 DIAS, PARA O INICIO DA XXI SEMANA CULTURAL DO CAMPO BRANCO

.
DURANTE 15 DIAS,CASTRO VERDE VAI
CURTIR OS EVENTOS DO PROGRAMA
CULTURAL QUE TODOS OS ANOS POR
ESTA ÉPOCA ACONTECEM NO CONCELHO.


De 15 de Abril a 1 de Maio em Castro Verde
XXI Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco



De 15 de Abril a 1 de Maio, Castro Verde celebra a Primavera no Campo Branco. Conceitos como cultura, liberdade e educação serão elementos-chave de uma programação activa e plural, onde a sensibilidade e a criatividade se elevam como ferramentas fundamentais do processo de desenvolvimento dos cidadãos.

Em prol dos diferentes públicos e abrangendo diferentes áreas de actuação, a XXI Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco trará consigo a música, o teatro, as exposições, as actividades de ar livre, o desporto e a literatura enquanto parte de um programa diversificado e descentralizante que abre portas à animação e à vida numa paisagem cultural onde convergem datas importantes como a Revolução de Abril e o 16º Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
Nesta 21.ª edição, a abertura da exposição «Avifauna do Campo Branco», constituída por ilustrações de Marcos Oliveira e textos da Liga para a Protecção da Natureza, a par da animação de rua, assinala o início de quinze dias de intensa actividade cultural em Castro Verde. A noite de abertura ficará marcada pelo grandioso bailado «AmarAmália», da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. O espectáculo, que já passou pelos Estados Unidos, Itália, Alemanha, e Reino Unido, tem coreografia de Vasco Wellenkamp a partir de fados de Amália Rodrigues, e é uma exploração do dramático através da luz e da sombra, da música e do silêncio. Um momento único nesta Quinzena Cultural que presta homenagem à diva que tornou o fado universal. Mas outros nomes integram este programa, fruto do apoio financeiro do QREN – Inalentejo ao integrar os maiores momentos na Rede CAL – Cultura Alentejo, entre eles, Boss AC, Carminho (Fado), Jacinta (Jazz), Ronda dos 4 Caminhos (Música Popular), Ti-Tó-Tis, da Dançarte (Música e Dança para Bebés) e Fábulas Fabulosas, da Companhia Arte Pública (Teatro).
A multiplicidade de propostas prossegue até dia 1 de Maio, numa acção conjunta com o associativismo local, apresentando actividades nas demais localidades do concelho. As comemorações do dia 25 de Abril, desde sempre associadas à Quinzena Cultural, são disso testemunho. Recorrendo à palavra e à música, mas também ao encontro na rua, celebrar-se-á Abril para que não caia no esquecimento aquilo que a data significou no livre acesso à cultura e à educação.
Duas iniciativas de relevo acontecem no dia 22 de Abril como forma de assinalar a data. São elas a Conversa sobre Abril, que contará com as participações do coronel António Delgado Fonseca, capitão de Abril, do cantautor Manuel Freire, do jornalista João Paulo Guerra, do poeta José Fanha e da actriz Maria do Céu Guerra, e o espectáculo Música e Palavras de Abril, que reunirá os cantautores Francisco Fanhais, Manuel Freire, Afonso Dias e Tino Flores, e poesias por Maria do Céu Guerra e José Fanha.
Associado a estes 15 dias de festa está também o aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca e as comemorações do Dia Mundial do Livro. Este ano, a Feira do Livro sai da Biblioteca-mãe para o coração da vila, mais concretamente para o espaço verde do Jardim do Parque Infantil, e em torno dela dinamizar-se-á todo um conjunto de actividades, realçando o trabalho desenvolvido em prol do livro e da promoção da leitura. Este aniversário marcará também o início do funcionamento da Bebeteca e do Posto de Empréstimo de Santa Bárbara de Padrões.
Nesta Quinzena volta ainda a apostar-se na realização de iniciativas que constituam marcos importantes na vida do concelho através da apresentação de projectos de valorização da memória colectiva que envolvam directamente as pessoas. São exemplos os projectos «Castrense, Uma História» ou o III Encontro de Violas de Arame.