terça-feira, julho 10, 2012

CRÓNICA DAS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO FORAL DE ENTRADAS

.
ENTRADAS COMEMOROU COM MUITO
ORGULHO OS 500 ANOS DA DOAÇÃO
DO FORAL à VILA, POR D.MANUEL I.

Há 1 semana atrás já tinha acontecido o primeiro acto destas comemorações , com a reunião da Assembleia de Freguesia e a condecoração de todos os municipes de Entradas que desde o 25 de Abril foram eleitos para a Assembleia Municipal e Câmara de Castro Verde, e uma conferência do Prof Alves da Costa , sobre a doação do Foral.



"Ao longo dos séculos, desde o período de Reconquista cristã, que os reis foram distribuindo forais, procurando institucionalizar o seu poder, mas , igualmente, criar leis que, apesar de terem um cariz marcadamente local, assentavam na lógica jurídica que se pretendia institucionalizar em todo o território do reino. Pouco a pouco, construiu-se a teia regulamentar e jurídica que marca a realidade de cada país. Contudo, há forais que existem, para satisfazer os interesses directos do Rei. Forais que são fruto das características e das riquezas endógenas dos espaços geográficos a que são doados. Entradas é um desses casos. A sua existência deve-se à localização da vila sobre a antiga via que ligava Mértola a Aljustrel, para além de ser a porta de um dos mais ricos e importantes locais para pastagens do reino de Portugal, os Campos de Ourique, onde os gados aguentavam as invernias mais cruéis, tendo à sua disposição uma diversidade única de pastagens e ervas. D. Manuel I, que promove o refazer de todos os antigos forais, dá a Entradas carta de foral em 1512. Num período em que a vila começa a ganhar um fôlego ainda maior, fruto, entre outras coisas, dos interesses económicos que aqui se instalaram ligados ao comércio do gado e dos produtos derivados.."

O segundo acto destas Comemorações teve lugar no ultimo domingo e com uma deliciosa programação, que teve a marca e sensibilidade das gentes de Entradas, onde tenho assistido a espectáculos de grande qualidade .

A Vila vestiu-se à epoca Manuelina, e o Povo e os Cavaleiros Cruzados receberam o rei D.Manuel e a Rainha Dona Maria de Aragão às portas da vila, junto à Capela de Nossa Senhora da Esperança.



Formou-se depois um enorme cortejo, comandado pelo coche real com o Rei D.Manuel e a Rainha Dona Maria de Aragão e os nobres e Povo, liderados pelo
Alcaide da Vila o nobre Napoleão Mira (que seis séculos depois escreveria o "Fado")


que percorreu a vila lentamente, sob o aplauso da multidão


que nunca se cansou de vitoriar o Rei D.Manuel e a Rainha Dona Maria de Aragão



mas também todo o séquito ,onde os nobres, os cavaleiros, o clero, as açafatas, os menestrais, os infantinhos,os almocreves, os palafreneiros, coloriram o desfile


e atrairam os aplausos e dichotes dos entradenses e forasteiros.





O enorme cortejo chegou enfim à Praça Zeca Afonso, apinhada do Povo da

Vila, onde o Rei Dom Manuel e a Rainha Dona Maria de Aragão foram saudados
oficialmente pelo Alcaide D.Napoleão


após o que, El Rey , faria a entrega do Foral doado à Vila ,nas mãos do feliz Alcaide,que não escondia a sua satisfação.

e da "populaça" que vitoriou ruidosamente El Rey.

Seguiu-se a cerimónia tradicional da entrega de presentes a El Rey, pelo Povo da nova Vila:

os frutos


e também o pão e os enchidos
e muitas outras dádivas, para o Rey se deliciar...

Foi então o tempo do Alcaide dar por encerrado o período das cerimónias oficiais e de conclamar o Povo para festejar.


Começou então a parte musical das Comemorações reais, e os Strella do dia actuaram para deleite real e alegria do Povo:



E também o harmonioso grupo de Danças do Mundo

que com as suas coreografias de época


encantaram os presentes



Seguiu-se a actuação do muito acarinhado grupo da terra, as CEIFEIRAS DE ENTRADAS:




(Peço desculpa pelo som destas imagens, pois o vento que soprava no momento prejudica a qualidade do som, decidi publicar para não se perder a historicidade do momento)

Concluídos os momentos musicais , todos se viraram para os petiscos em regime de "boca livre" e espalhados pelas mesas corridas que preenchiam
toda a Praça Zeca Afonso , deram ao dente até à saciadade, reduzindo
rapidamente o enorme e delicioso porco no churrasco, a carcassa:







O clima da Praça prolongou-se pela tarde e noite, Entradas curtiu

orgulhosamente a sua festa, a honra de estar a festejar os 500 anos do seu Foral.
Parabens ,Entradas.