segunda-feira, março 11, 2013

CRÓNICA DO 2º.ENCONTRO DE CORAIS FEMININOS

.
NUMA REALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS
DO ALENTEJO DO FEIJÓ, E JUNTA DE FRE-
GUESIA DO LARANJEIRO, TEVE LUGAR NA
SALA DO CIRL O 2º.ENCONTRO DE CORAIS
FEMININOS.

.


Não é novidade a quem já tem assistido às organizações dos Amigos do Alentejo do Feijó, que face ao grande rigôr ,criatividade , profissionalismo e paixão pelo Alentejo, que os espectáculos montados com a sua marca, são sempre um êxito.



.

Sala cheia a abarrotar,com o espectáculo conduzido pelo grande alentejano o amigo Afonso, sem tempos mortos, com alternãncia dos
.
grupos em palco a sudederam-se com fluidez, sem esperas, e um grande controle da sala, solicitando o silêncio, porque o cante necessita de concentração.



O cante no feminino foi uma conquista do 25 de Abril, antigamente a polifonia alentejana era só apanágio masculino, o que , era de grande injustiça, pois as mulheres sempre entoaram a moda na ceifa.

O primeiro grupo de mulheres a ousar romper a tradição foi a das Camposesas de Castro Verde, grupo esse, que esteve presente neste 2º.encontro de corais femininos.
.
Pela voz da sua líder Fé , a apresentação do grupo



e mais uma brilhante actuação



especialmente com esta moda , (o circulo que leva a lua) superiormente interpretada ,que confesso ,sempre me faz arrepiar quando as ouço cantar este tema, habitualmete só cantado por coros masculinos.



A sessão iniciou-se com o grupo organizador, o único masculino a actuar

.



que arrancou bastos aplausos, como sempre acontece, aliás, sempre que actuam.


Veio pela primeira vez o Grupo Paz e Unidade de Alcáçovas, que pela voz da sua líder ,teceu grandes elogios à organização,

confessando-se muito agradada pela sala cheia de gente , e não só por elementos dos grupos corais...

após o que actuaram com muita qualidade ,conquistando a sala e os aplausos.



E ao palco subiu então o Grupo Coral da Cantadeiras de Alma Alentejana



um grupo pelo qual a Casa das Primas tem muito especial carinho, e ao seu ensaiador Luis Moisão.

.


que têm desenvolvido uma obra de grande valôr ,na promoção do seu Alentejo, mas também em tarefas de solidariedade com idosos e crianças.



na sala do Laranjeiro ,perfumaram a sua actuação com a qualidade do costume, generosamente acolhida com aplausos prolongados.


Veio também o grupo Flores de Abril da Granja, que nunca tinha ouvido e visto ao vivo, e que muito apreciei.
.
Começaram pela apresentação do grupo pela sua líder



após o que cantaram:



revelando lindas vozes

Presente também o Grupo Coral Feminino de Santa Vitória,




que apesar de ter vindo desfalcando em número, impressionou pela qualidade das suas ponto e alto. com vozes poderosas e que muitos aplausos arrancaram.

Após o espéctáculo , seguiu-se o habitual lanche e confraternização de grupos e publico, o que como sempre, juntou alentejanos e amigos vindos dos vários pontos do Alentejo, e dos que por cá vivem com muitas saudades do seu Alentejo, que veneram com paixão.