quinta-feira, julho 31, 2014

CRÓNICA DAS NOITES DE SANTIAGO , em ENTRADAS

.
ENTRADAS É UMA TERRA MUITO ESPECIAL,
NÃO SENDO VILA, NEM CIDADE, TEM UMA
VIDA CULTURAL MUITO ACTIVA E DE GRAN-
DE QUALIDADE.


Ao longo do ano ,Entradas oferece-nos alguns eventos que há muito ganharam prestigio que extravasaram os limites da localidade, a nível regional ,mas também nacional.

As ENTRUDANÇAS, evento que celebra o Carnaval, traz a Entradas gente, sobretudo jovens de todo o País e mesmo do exterior, nomeadamente da Suiça, ,de França e de Espanha, que na sua maioria ,acampam durante os 3 dias do Programa num espaço disponibilizado e preparado para o efeito,


Mas temos também a FEIRA DE ENTRADAS, renascida nos últimos 2 anos , e os eventos organizados MUSEU DA RURALIDADE, ultima jóia da
coroa .em boa hora criado para albergar os instrumentos utilizados nos trabalhos rurais e que fazem a História do Alentejo, mas que a criatividade e a ousadia do seu director Miguel Rego, acrescentou a mais valia da ligação directa aos habitantes da terra , através da realização de serões na chamada "taberna" do Museu, com ensaio de grupos corais convidados, noites de poesia popular, workshops de cante,artesanato,dança e outras.

E falando em mais valias de Entradas, não posso deixar de referir a magnifica oferta de bons restaurantes, que são mesmo uma marca da terra, e que atrai gente que vem de propósito de Lisboa e do Algarve só para se deliciar com a incomparável sopa de cação, as bochechas de porco preto ou as migas de espargos, da "Cavalariça" ou do "Celeiro"

Ah, e deixem-me falar duma figura incontornável de Entradas, falo do amigo Napoleão Mira, um apaixonado da sua terra, que enveredando pela escrita, já vai em três obras publicadas e já algumas mais em projecto.

E chegamos às NOITES DE SANTIAGO, a festa de 3 dias dos finais de Julho, esta de que vos falo hoje.

O evento, tendo referência religiosa, com procissão a desfilar pela localidade, tem sobretudo na música , no cante polifónico ,no artesanato e na restauração a base do seu programa.

Fico pessoalmente muito agradado com a inclusão no programa do encontro de grupos corais, pois sendo o cante marca indelével da cultura alentejana, tal item não deveria faltar nas festas e romarias que por aí pululam no verão da região.
Infelizmente já é raro ver cante polifónico na maioria dessas festas.

Mais uma vez, no primeiro dia se celebrou a festa de aniversário do Polo de Entradas da Bibiblioteca Manuel da Fonseca de Castro Verde, com o bolo tradicional e com as pinturas faciais para os mais novos.



No Espaço das "Noites" foram muitas as tendas de vendas de artesanato,





restauração


aves da região


Como referi atrás, a Festa tem também uma componente religiosa, então pelas ruas de Entradas desfilou também uma procissão




E ao fim da tarde do 3º. e ultimo dia, realizou-se um Encontro de Grupos Corais Alentejanos, afinal ,a marca d'água do Alentejo.

Como tem vindo a acontecer ao longo dos anos, o Encontro iniciou-se com o desfile dos Grupos presentes, a começar pelo grupo da casa, o GRUPO CORAL FEMININO AS CEIFEIRAS DE ENTRADAS:


Infelizmente ,por deficiência no estabilizador da minha câmera ,os dois vídeos que captei ,quer do desfile, quer da acuação em palco das CEIFEIRAS, ficaram com imagens gralhadas, pelo que lhes peço desculpa


Desfilou então o GRUPO CORAL DA SENHORA DAS NEVES




ACTUANDO POR FIM NO PALCO COM MUITOS APLAUSOS


Iniciou então o desfile o GRUPO CORAL FEMININO DE VIANA DO ALENTEJO





E TAMBÉM EM PALCO


Desfilou por fim o GRUPO CORAL AMIGOS DO ROSÁRIO




E POR FIM NO PALCO



E foi mais uma edição das NOITES DE SANTIAGO.

As imagens vídeo não estão boas devido à tal mal-function do estabilizador, decidi publicá-las porém dada a importância para memória futura, ficando apenas de fóra as relativas às CEIFEIRAS DE ENTRADAS, essas mesmo totalmente gralhadas.
Para o ano espero voltar.