domingo, julho 27, 2014

FESTA DE VERÃO DE NEVES DA GRAÇA


.
NÃO´ME QUERO REPETIR, MAS QUERO
AQUI ASSUMIR QUE TENHO MUITO
CARINHO POR NEVES DA GRAÇA E
QUE CURTO BASTANTE ESTAR PRESEN-
NAS SUAS FESTAS.


NEVES DA GRAÇA é uma localidade da freguesia de Santa Barbara de Padrões, concelho de Castro Verde.
É uma terra pequena ,ao que me dizem tem só 75 habitantes.


Mas nestes dois ultimos dias, nas Festas de Verão , estiverem presentes, comeram,beberam, dançaram e cantaram , bem mais que os 75 da estatistica oficial.



Voltei este ano a estar presente, ainda que só no segundo dia, e voltei a sentir o clima de grande entusiamo e familiaridade de todos .



Ésta festa, esta data, é um referencial, para marcação de férias, especialmente para os muitos filhos da terra que mourejam no estrangeiro, desde logo ,os daqui de Neves da Graça, maioritàriamente na Suiça.


Este ano a festa teve a animação do costume, e o espaço do chamado "Rossio" da terra, esteve sempre bem preenchido.


Do palco improvisado chegou a música, e na "pista" as coreografias entregues aos pares, empolgaram e aumentaram a claridade da noite quente de Verão.



Mais uma vez tive o previlégio de ser envolvido pelo carinho das gentes de Neves da Graça, onde a quantidade de meus sobrinhos atingiu a dezena e meia.

Mas a festa não teve só "balho" teve também o som regional do Alentejo,o seu ex-libris, o cante alentejano, que está prestes a ser muito justamente considerado Património Imaterial da Humanidade.

E quem o trouxe à Festa de Neves da Graça foi o Grupo Coral Feminino as Ceifeiras da Semblana
.


as condições técnicas não foram as melhores, pois para ouvir o cante seria o ideal o silêncio, mas, claro, num ambiente de baile tornou-se difícil consegui-lo na totalidade, porém a qualidade da actuação das bravas ceifeiras superou a dificuldade, e ei-las para memória futura.



Uma nota de reportagem deliciosa, foi o momento em que o do palco foi anunciado que que estava alguém entre nós que festava o seu aniversário, em unissono todos entoaram os "parabéns a você" à aniversariante, e aqui deixo as imagens



Depois o balho continuou, noite fóra, cada vez mais animado




Para o ano eu volto, prometo.