sábado, novembro 01, 2014

AS CRIANÇAS DOS INFANTÁRIOS DE CASTRO VERDE BRINCARAM AO HALLOWEEN

.
ONTEM, DIA 31 DE OUTUBRO, A MIUDAGEM
DO INFANTÁRIO, INVADIU AS RUA DE
CASTRO VERDE A FESTEJAR O HALLOWEEN




O Halloween é uma tradição com origem na Europa,mais concretamente na Irlanda, mas que tem hoje em dia maior expressão nos Estados Unidos da América.

Nos ultimos anos também em Portugal, e é entre a pequenada, que acolhe maior entusiasmo.

Mas então o que é o HALLOWEEN?


O que é Halloween:
Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas) é o nome de uma celebração muito popular em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA) cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso “Dia de Todos os Santos”.

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses para Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada. Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.

Em Portugal também se comemora o Halloween em festas particulares, e especialmente entre a pequenada ,nas escolas.

Segundo alguns autores, uma das origens do Halloween pode ter ocorrido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de Outubro. Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.

A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos sendo determinado pela Igreja Católica o dia 1 de Novembro para as celebrações. No dia 31 de Outubro acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.


Pois bem, em Castro Verde também se comemora o Halloween, e este ano a miudagem dos infantários, invadiu as ruas da Vila, e desfilou garbosamente exibindo com muita pose as suas fantasias d bruxinhas, feiticeiros, abobrinhas e outros terrores...


A CASA DAS PRiMAS colheu algumas imagens que aqui deixo


alinhadinhos e enquandrados pelas educadoras





e mães babadas


trouxeram às ruas, para muitos deles, a excitação do primeiro desfile em grupo




MNomentos e emoções que guardar~ºao para sempre.