terça-feira, março 17, 2015

O GRUPO CORAL DO SINDICATO DOS MINEIROS DE ALJUSTREL

.
PUBLIQUEI NO NOSSO KANAL CASA DAS PRIMAS
345990 DA MEO, ALGUNS IMAGENS QUE TENHO
CAPTADO AO LONGO DOS ULTIMOS ANOS.


Como se sabe a CASA DAS PRIMAS que já existe há mais de 11 anos como blogue, e há 2 anos no facebook, como estação do blogue, avançou para plataforma TV, criando na MEO, um canal desde Dezembro ultimo ,onde tenho vindo a publicar imagens sobre o Alentejo e a sua cultura, especialmente cante alentejano.
Imagens de eventos actuais, onde cabem Encontros de Cante, em especial, Poesia popular, futebol entre equipas alentejanas, ou de arquivo, de eventos captados nos últimos anos.

Ontem ,publiquei imagens captadas de actuações ou desfiles do primeiro grupo coral de cante alentejano, refiro-me ao GRUPO CORAL DO SINDICATO DOS MINEIROS DE ALJUSTREL

Foi o rimeiro grupo coral criado há 88 anos por mineiros de Aljustrel


Cantadores com farda e capacete de mineiro, de braços dados, passo marcado e a embalarem-se uns aos outros são a "imagem de marca" do primeiro grupo coral alentejano criado em Portugal, há 88 anos, por mineiros de Aljustrel.

Antes de um espetáculo, os cantadores do Grupo Coral da Indústria Mineira "Os Mineiros de Aljustrel", envergando fato-macaco de cotim azul e capacete com lanterna de mineiro, afinam as vozes para um ensaio na sede da formação.

O passo marcado e o embalo dos cantadores são uma característica que "já vem de longe, ajuda à música e tem um bocadito de preceito",


O grupo "nasceu" nas minas de Aljustrel como Grupo Coral Dr. Bento Parreira do Amaral e, mais tarde, já associado ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, passou a ter o nome atual, .