.
AMANHÃ, DIA 16 DE MARÇO
Tudo se passou no reino de Helíria, há muitos anos atrás. Leandro, rei de Helíria, teve um sonho muito estranho… Segundo ele, um “recado dos Deuses”! Estes querem que Leandro deixe de reinar. Tendo o rei três filhas – Amarílis, Hortênsia e Violeta – resolve entregar o reino à filha que demonstrar ter maior amor por ele.
«Quero-vos como a comida quer ao sal», assim definiu a princesa Violeta o seu amor pelo pai. Leandro, não percebendo o significado das palavras da filha, acaba por tomar a pior das decisões... Vem, não muito mais tarde, a arrepender-se, percebendo que Violeta seria a única merecedora da sua generosidade.
Vitima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, ainda que sempre acompanhado pelo seu fiel bobo.
Por fim, passados anos, reencontra Violeta que lhe demonstra com um banquete “especial”, o verdadeiro significado das palavras usadas no passado.
Uma bela história de tradição popular, com um enredo em muitos aspetos semelhantes ao de “Rei Lear” de Shakespeare. Uma história onde se fala de amor, de ingratidão, de sonhos, de remorsos, de longas viagens de aprendizagem e de muito mais…
Duração: 85Min
Público-alvo: Alunos do 2º CEB
FICHA TÉCNICA
De Alice Vieira Com Carina Paquete, Carlos Paiva, Cátia Marinho, Filipa Giovanni, João Carlo, João Cruz, Miguel Ferraria e Tiago d'Almeida Luz/Som Gonçalo Oliveira Assistente de Encenação e Produção Ana Amaro Adereços/Cenografia Bruno Cunha, Carlos Paiva Figurinos Bruno Cunha, Patrícia Roque Mestra Eduarda Mendes Produção Executiva Patrícia Roque Encenação BRUNO CUNHA
Cineteatro Municipal | 10h30
Org: União de Freguesias de Castro Verde e Casével.
Colaboração: Agrupamento de Escolas de Castro Verde. Câmara Municipal de Castro Verde