.
A TÃO ANSIADA FEIRA DE CASTRO, A DATA
EVENTO QUE MARCA PARA OS CASTRENSE O
SEU TEMPO, TUDO GIRA EM TORNO DE
"ANTES DA FEIRA" ,"DEPOIS DA FEIRA".
REALIZA-SE JÁ NESTE PRÓXIMO FIM DE
SEMANA.
Nos dias 14 e 15 de outubro, Castro Verde revive uma das maiores e mais emblemáticas feiras do sul do país, a secular Feira de Castro. Lugar de encontro, de tradição e de memórias e uma referência no valorizar das raízes e do património oral da região. Nestes dias, a par da animação e do ambiente da própria feira será dinamizado um programa cultural, com início na sexta à noite, 13 de outubro, onde se inserem iniciativas que são já um marco da própria feira, como o cante alentejano, a viola campaniça, o folclore algarvio ou a arruada de bandas.
Na sexta-feira, a partir das 21h30, o Cineteatro Municipal de Castro Verde é palco do espetáculo da Feira de Castro 2017 que tem este ano como convidados os “Sangre Ibérico”, finalistas da última edição do Got Talent Portugal e uma das maiores revelações da música portuguesa. Fortemente influenciados pelo flamenco e pelo fado, unem os dois países na transformação de fados e de música tradicional portuguesa em rumbas flamencas (ENTRADA LIVRE).
Nos dias seguintes (14 e 15 de outubro) Castro Verde assiste a mais um grande encontro de cante e viola campaniça que traz para a rua iniciativas como o desfile de corais “Planície a Cantar”, um encontro que é já uma marca forte da Feira e que promove a riqueza do Cante, Património Cultural e Imaterial da Humanidade, ou o XXVII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão. Manifestações que outrora aconteciam de forma espontânea e que relembram memórias de uma feira castiça e autêntica.
O tradicional desfile de corais – “Planície a Cantar” - está agendado para as 16h00 de sábado (14 de outubro), e decorrerá da Rua D. Afonso I até à Praça da Liberdade. Aqui desfilam dez grupos corais numa homenagem ao cante e ao Alentejo. À noite, a partir das 21h30, a Cortiçol, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, promove, no Fórum Municipal, o XXVII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão, dinamizando um dos traços culturais mais genuínos da história da Feira - o cante ao desafio.
No domingo, 15 de outubro, a sonoridade da campaniça regressa à Feira, a partir das 16h00, na Praça da Liberdade, com “Campaniça Trio”, um grupo de jovens tocadores que aposta na preservação e divulgação do mais emblemático legado musical da região - o cante Alentejano e a mestria do toque da Viola Campaniça - num espetáculo onde a tradição e a inovação se fundem
Informe-se de tudo o que vai acontecer e viva mais uma grande Feira de Castro.