sexta-feira, outubro 12, 2018

NOITE DE DESPIQUE E BALDÃO NA FEIRA DE CASTRO.

.
MAIS UMA VEZ VAMOS TER A TRADICIONAL
NOITE DE DESPIQUE E BALDÃO NA FEIRA
DE CASTRO.


NA NOITE DE SÁBADO DA FEIRA DE CASTRO, a Cortiçol- Cooperativa de Informação e Cultura- CRL, volta a levar a efeito o habitual Encontro de Cantadores de Despique e Baldão e Tocadores de Viola Campaniça, para que se juntem todos os cantadores e tocadores no ativo.
Foi a já distante primeira organização deste evento que juntamente com o Programa Património, deu o impulso necessário ao reaparecimento dos tocadores à data ainda existentes e fez com que os mestres cantadores voltassem a entrar na roda para exibirem as suas qualidades de improvisadores.
Por isso e apesar da realidade atualmente e felizmente já ser outra, com a existência de muitos jovens tocadores e oportunidades de se cantar em muitos lugares, este Encontro é histórico e por isso, deve continuar a ser animado por todos aqueles que com muito brio estão do lado da defesa da tradição.
Assim, incitamos todos os atuais tocadores de campaniça e os cantadores de despique e baldão a não deixarem de comparecer ao Encontro de sempre, no sábado da feira de Castro.
Aos outros que sem tocar nem cantar, apreciam esta bela arte, estão como sempre convidados a juntarem-se em torno da roda do cante para passarem uma noite memorável, ouvindo sons e poesia repentista, cujas raízes se perdem na memória dos tempos.


Especialmente o Baldão, é uma arte muito particular, e os seus cantadores quando se sentam em volta da mesa para cantar, fazem-no com muita paixão, e ao juntar as palavras em quadras , fazem-no de forma repentista, expontânea .mas com a obrigação de cumprir regras poéticas de grande dificuldade ,face ao repentismo a que estão sujeitos.

O que eles cantam em cada intervenção, é um acto único. irrepetível, fica datado no tempo da sua emissão.

Campaniços ,homens e mulheres da planície, enfrentando a palavra, e ao som da viola campaniça, os serrenhos, companheiros da serra, tudo na amizade solidária , que mete uns tintos e um jantarinho de grãos.

Este ano ,vamos ter de novo despique e baldão na Feira de Castro,
Vai voltar a ser no Forum Municipal, espaço bom para quem vai escutar.

A Casa das Primas vai lá estar, como sempre,