domingo, junho 17, 2007

artistas do alentejo - GUIKA RODRIGUES

.

GUIKA RODRIGUES A PINTORA DE MOREANES

Exposição de pintura de Guika Rodrigues

A Biblioteca Municipal de Aljustrel inaugurou, no dia 14 de Junho, às 21 horas, a exposição de pintura da artista plástica Guika Rodrigues, integrada no Feriado Municipal.

Nascida em 1964, em Moreanes, Mértola, Guika Rodrigues, pseudónimo de Maria Margarida Rodrigues, participa desde 1997, em exposições individuais e está representada em colecções particulares em Portugal e no Estrangeiro.

Alentejana multifacetada e prolixa, esta técnica de Bibliotecas e Documentação da Câmara Municipal de Lisboa possui o curso de decoração de interiores e de artes plásticas, tendo desenvolvido na pintura a técnica mista a óleo e acrílico enquanto adquiriu experiência em diversas áreas de actividades culturais com crianças, nomeadamente a pintura ao vivo, ilustrações, vídeos, fotografia, teatro e jogos didáctico-pedagógicos.

É ainda autora de um projecto inédito de pintura para a Bebéteca de Sintra, intitulado “O Be-á-bá da Pintura” e os “Cinco Sentidos na Pintura” destinados a crianças de 7 a 18 meses. Participou em várias actuações de pintura ao vivo com pintores consagrados. Escreveu e ilustrou textos infantis. Executou actividades paralelas com escritores, nomeadamente com Luís Felipe Maçarico. Coordenou ateliers de escrita criativa acompanhados de ilustrações, e fez parte do Júri do Concurso dos Primeiros Jogos Florais do Centro Cultural Recreativo dos Coruchéus e do Júri do Concurso “Prémio Casa do Alentejo 2005”, em homenagem a Guy Ferreira