sábado, setembro 29, 2007

ALENTEJANOS DO FEIJÓ

.
O NOSSO BLOG CONTINUA
A DIVULGAR O ALENTEJO
E AS SUAS GENTES.

As palavras são como as cerejas, e os alentejanos estão por toda a parte.
No café, onde costumo tomar o pequeno almoço,aqui no Feijó, o "Manjar Dourado" , à conversa descobri que os meus interlocutores eram alentejanos e vai de falar da terra que tanto gosto aliás, tanto gostamos.
São de São Domigos de Santiago do Cacém, um deles, o outro de Moura.

São Domingos e uma freguesia portuguesa do concelho de Santiago do Cacém, com 124,15 km² de área e 1 024 habitantes (2001). Densidade: 8,2 hab/km²

Falámos da terra dos meus interlocutores, do seu apego às origens, e apooveito para mostrar umas imagens de São Domingos









...E TAMBÉM DE MOURA



Moura


Moura é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de 9 200 habitantes.

É sede de um município com 957,73 km² de área e 16 590 habitantes (2001), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Mourão, a leste por Barrancos, a leste e sul pela Espanha, a sudoeste por Serpa, a oeste pela Vidigueira e a noroeste por Portel e por Reguengos de Monsaraz.



Moura foi...
Durante a ocupação romana da Península Ibérica, chamar-se-ia Arucci ou Civitas Aruccitana Nova. As invasões muçulmanas renomearam-na para Al-Manijah. A designação actual de Moura surge ligada à Lenda da Moura Salúquia. Foi conquistada em 1166 pelos irmãos D. Pedro e D. Álvaro Rodrigues, só foi definitivamente conquistada em 1295 no reinado de D. Dinis.


Recebeu foral de D. Dinis em 1295. D. Manuel I concedeu-lhe foral novo em 1512. Em 1554 recebeu o título de Notável Vila de Moura , das mãos de João III de Portugal. A proximidade da fronteira espanhola fez com que nas suas cercanias se edificassem postos de vigia ou atalaias, colocados em pontos elevados estratégicos, constituídos por construções troncopiramidais de altura razoável e de difícil acesso, que foram postos á prova durante a Guerra da Restauração e a Guerra da Sucessão.

Em 1707, o duque de Ossuna cercou Moura e só em 1709 é que se viu definitivamente livre do ocupante espanhol que antes de se retirar destruiu as fortificações.

Moura foi elevada a cidade por lei de 1 de Fevereiro de 1988.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Moura"