quarta-feira, setembro 19, 2007

FESTIVAL DO AMÔR, BEJA 2007

.


Festival do Amor evoca Mariana Alcoforado e "apaixona" Beja

Barraquinhas de beijos, petiscos afrodisíacos, astrólogos e videntes com previsões, música, teatro, exposições, livros e conversas sobre assuntos do coração vão "apaixonar" Beja entre 28 e 30 deste mês, durante o segundo Festival do Amor.



Promovido pela Região de Turismo Planície Dourada (RTPD), o evento volta a dedicar três dias ao amor, numa homenagem a Soror Mariana Alcoforado, a freira e figura mítica de Beja que viveu uma das grandes histórias de amor em Portugal.

O festival pretende promover Beja, explorando e valorizando o imaginário romântico de Mariana Alcoforado, através de diversas iniciativas relacionadas com o amor",


Desta forma, acrescentou, o festival quer também "promover o turismo no centro histórico de Beja, dando-lhe vida", com as mais de 20 iniciativas a realizar em vários espaços desta zona da cidade.

O festival arranca dia 28, às 18:00, com a abertura da Feira do Amor, o "coração" do evento que vai decorrer na Praça da República, ao longo dos três dias.

Barraquinhas de beijos, doces conventuais, livros e discos relacionados com assuntos do coração, tasquinhas com petiscos e produtos afrodisíacos, tendas de astrólogos, com previsões de sorte ou azar, videntes, que "prometem ler a sina", e curandeiros de "doenças" de amor são as ofertas da feira.

Uma sessão de declamação de poesia erótica, por Rui Unas e Luís Graça, seguida da sensualidade e do "glamour" das músicas do projecto português La Vie en Rose, que explora um encontro entre as culturas francesa, portuguesa e brasileira, vão marcar a primeira "noite de amor".

Um "show transformista" com o actor cómico brasileiro Gilberto Costa, também conhecido como "Bang Bang Ladesh", o travesti português "Linda Xennon" e o britânico "Armani D`Vyne" e uma Festa Afrodisíaca são as outras ofertas da primeira noite.

A peça "As vampiras Lésbicas de Sodoma", pela Companhia de Teatro do Chiado, um espectáculo de homenagem ao compositor brasileiro Vinicius de Moraes, e o concerto do fadista Rouxinol Faduncho, a personagem criada pelo actor Marco Horácio, prometem "amor com humor" na segunda noite do festival.

O espectáculo cómico "É Por Aqui...", também pela Companhia de Teatro do Chiado, a sessão de curtas-metragens "Paris, Je T`aime", com a exibição de uma colectânea de pequenas histórias de amor, são algumas das ofertas do último dia do evento.

A propósito do Festival do Amor, a livraria 100 Luz vai lançar, dia 29, uma reedição das "Cartas de Mariana Alcoforado", que, segundo Vítor Silva, "há muito que estão esgotadas".

"O Amor Pelos Outros", uma colectiva de artes plásticas cujo valor arrecadado com a venda das obras irá reverter a favor de instituições de caridade, e uma exposição de quadros inspirados em Mariana Alcoforado, do pintor Leonel Borrela, são as mostras que vão estar patentes ao público durante o festival.

As "Jornadas do Amor", com conversas sobre assuntos relacionados com a temática, sessões de contos, um espectáculo de dança do ventre, oficinas de escrita erótica e comida afrodisíaca, ateliers de reiki, reflexologia e massagens, sessões de yoga e de "meditação pelo amor incondicional", são outras ofertas do festival.

Inspiradora de poetas, romancistas e pintores, Mariana Alcoforado, a religiosa da Ordem de Santa Clara, do Convento da Conceição de Beja, nasceu, viveu e apaixonou-se na cidade pelo cavaleiro francês Noël Bouton, Marquês de Chamilly.

A mítica freira ficou imortalizada pelas célebres cinco cartas de amor - "Cartas Portuguesas" - dirigidas ao cavaleiro e que são o testemunho da sua paixão não correspondida, que perdura no tempo e tem despertado o interesse de todo o mundo.

Desde a primeira edição, datada de 04 de Janeiro de 1669, com o título "Lettres Portugaises Traduites en François", até hoje, sucederam-se centenas de edições das cartas em diferentes idiomas, além de poemas, peças de teatro, filmes e outras obras de interpretação plástica e musicais inspiradas no imaginário romântico de Mariana Alcoforado