.
HOJE É QUARTA, LOGO HÁ
CIMEMA ALTERNATIVO NO
FORUM MUNICIPAL DE
CASTRO VERDE
.
Depois do êxito da semana passada, com "A CASA DO BARQUEIRO" e a presença do realizador JORGE MURTEIRA, que após a exibição conversou com a plateia sobre a sua obra e a deliciosa e dificil relação com o o protagonista do filme ,o barqueiro.
Esta semana, HOJE, vamos ter VIVA CUBA
Cinema às Quartas: "Viva Cuba"
Pela mão de Juan Carlos Cremata, “Viva Cuba” é um retrato da realidade cubana, tendo como pano de fundo a história do amor inocente entre duas crianças. O filme foi vencedor do Grande Prémio “Ecrã Junior” do Festival de Cannes e nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
A história passa-se na Cuba de hoje e centra-se em duas crianças: Jorgito e Malu. Apesar das zangas, são inseparáveis amigos, sentindo-se ali a chama de uma paixão crescente, coisa que sucederia no tempo vindouro, caso as circunstâncias o permitissem. Para já, partilham momentos de brincadeira e caminham juntos para casa, depois da escola, apesar da reprovação de respectivas famílias, que simbolizam duas faces distintas de um mesmo país: a mãe de Malu é intensamente católica, de família outrora abastada, enquanto os de Jorgito são proletários e castristas…
Viva Cuba" (2005 - 79m)
SINOPSE
Os jovens Jorgito (Jorgito Milo Avila), de 12 anos e Malu (Malu Tarrau Broche), de 11, escondem um grande afecto um pelo outro, apesar de estarem sempre a discutir. Os pais de Jorgito são pré-Castristas, enquanto Malu foi educada por uma mãe burguesa e católica (Larisa Vega Alamar) que decidiu que chegou a hora de emigrar, depois de se apaixonar por um estrangeiro. A questão é que o seu antigo marido (Abel Rodriguez Ramirez) tem de assinar uma "autorização de saída", o que leva Malu, acompanhada por Jorgito, a aventurar-se de autocarro, à boleia e a pé desde Havana até à ponta mais oriental da ilha, onde o seu pai é faroleiro, para tentar impedir que o faça. Pelo caminho, os dois garotos vêem animais e estrelas cadentes e encontram espíritos, sendo ajudados por estranhas e invulgares personagens e por anjos da guarda.
INTÉRPRETES
Sara Cabrera, Luis Alberto García, Pavel García Valdés, Luisa María Jiménez Rodríquez, Lieter Ledesma Alberto, Jorgito Miló Ávila, Eslinda Núñez, Manuel Porto, Albertico Pujols Acosta, Abel Rodríguez, Malú Tarrau Broche, Larisa Vega Alamar
Realização: Juan Carlos Cremata
JUAN CARLOS CREMATA
Com: Sara Cabrera, Luis Alberto García, Pavel García Valdés
Hora: 21h30
A HORA É A HABITUAL , AS 21,30, VÁI ANTES PARA UM CAFEZINHO NO BAR, E DOIS DEDOS DE CONVERSA