quarta-feira, dezembro 12, 2007

ASSISTIMOS AO "VIVA CUBA"

.O «VIVA CUBA», DE JUAN CARLOS CREMATA
Uma viagem à esperança

Com "Cinema às quartas" os castrenses têm oportunidade de assistir a excelentes filmes fóra do circuito comercial, e de grande qualidade.

Ontem uma vez mais tívémos uma noite de bom cinema, o "VIVA CUBA" de Juan Carlos Cremata.

Sobre o realizador e a película pesquisei um pouco e aqui vai o que soube:



"O mais recente filme de Juan Carlos Cremata, Viva Cuba, alcançou o milagre. Primeiro, obteve em Cannes 2005 o Grand Prix Ecrans Juniors, prestigiado galardão do cinema juvenil, conferido pela terceira vez, junto com outros seis de diversos países, agora é um êxito de bilheteria depois da estréia simultânea em toda a ilha.

Viva Cuba é um «road movie» que vai de uma ponta a outra da geografia insular, na qual duas crianças escapam de casa para não ser separadas por seus pais. Na viagem «para o coração da esperança», Jorgito e Malú, os dois íntimos protagonistas percorrem a ilha «buscando um desejo, estarem juntos e salvarem as diferenças e encontrarem um futuro melhor», explicou seu diretor em entrevista coletiva.

Conforme a sinopse, as crianças se prometeram amizade eterna e fugiam da proposta da mãe da menina de partir do país e levá-la consigo. «A primeira de nossas intenções é fazer um chamado à reflexão dos pais para que levem em conta as opiniões dos pequenos na hora de tomar decisões tão importantes».

Um dos êxitos da película são seus actores; antes de tudo, as duas crianças, Malú Tarrau e Jorgito Miló, e as actrizes que representam suas mães, Luisa María Jiménez, Larisa Vega, e os prestigiosos atores Eslinda Núñez, Manuel Porto e Albertico Pujols.

Juan Carlos que despertou na cinematografia cubana no princípio do presente lustro com Nada, sua obra-prima em longa-metragem, filmou também uma fita «familiar», no sentido estrito.

Viva Cuba é co-dirigida por Iraída Malberti, mãe de Cremata, e nela participam também seu irmão Carlos Alberto, diretor da companhia de teatro infantil La Colmenita, da qual são membros os dois protagonistas; a avó, Sara Cabrera e seus primos, Guillermo e Amaury Ramírez Malberti, sendo o primeiro diretor de arte e o outro se encarregou da música.

Para realizar o projecto, Juan Carlos formou um grupo de produção com Inti Herrera, que chamaram El Ingenio, continuando assim o ambiente familiar, pois Inti é filho da atriz Eslinda Núñez.

Cremata é um cineasta de ponta, cheio de imaginação e optimismo. Tem muitos projetos.

Não há dúvida, Juan Carlos Cremata continua sua viagem à esperança.