quarta-feira, fevereiro 20, 2008

POST DE CINEMA

.
COMO HABITUALMENTE CÁ
ESTÁ O POST DE CINEMA

HOJE É DEDICADO AO
FESTIVAL DE CINEMA DE
BERLIM E AO FILME
BRASILEIRO VENCEDOR

.
FILME BRASILEIRO VENCE
URSO DE OURO.

Urso de Ouro da 58ª edição fala português
Festival de Berlim: vitória-surpresa para o brasileiro "Tropa de Elite"



Tropa de Elite, o controverso filme brasileiro de José Padilha, venceu o Urso de Ouro, prémio máximo do 58.º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Foi a maior surpresa de uma noite que viu o júri internacional, presidido pelo realizador Costa-Gavras, devolver ao palmarés a tendência "interventiva" que se diluíra em 2007, com uma pequena ironia na ponta.

O filme galardoado com o Urso de Prata (Grande Prémio do Júri), foi Standard Operating Procedure, de Errol Morris (primeiro documentário a concurso em Berlim nos 58 anos de existência do certame.

Premiados foram igualmente Haverá Sangue, de Paul Thomas Anderson (único filme com dois galardões - melhor realização e melhor contribuição artística, pela banda sonora de Jonny Greenwood); a actriz inglesa Sally Hawkins (Melhor Actriz em Happy-Go-Lucky); o actor iraniano Reza Najie (Melhor Actor em The Song of Sparrows); e os realizadores Wang Xiaoshuai (Melhor Argumento por In Love We Trust) e Fernando Eimbcke (prémio Alfred Bauer para filme tecnicamente mais inovador por Lake Tahoe).

O palmarés escolhido pelo júri composto por Costa-Gavras, pelas actrizes Diane Kruger e Shu Qi, pelo montador Walter Murch, pelo cenógrafo Uli Hanisch e pelo produtor Aleksander Rodnianski manteve a habitual tendência de Berlim para evitar os prémios "óbvios" plebiscitados pelos observadores e para escolher um Urso de Ouro "fora do baralho ", ao mesmo tempo que "dividiu o mal pelas aldeias", premiando a maior parte do bom cinema exibido este ano na capital alemã.

Tropa de Elite , primeira longa de ficção do documentarista José Padilha, conta em moldes de filme de acção à americana o quotidiano do grupo de operações especiais anti-droga da polícia do Rio de Janeiro, e foi mal recebido pela crítica presente em Berlim (a "bíblia" da indústria que é a Variety chamou-lhe "um filme de recrutamento fascista").


O mesmo destino, embora por razões opostas, de Standard Operating Procedure: a maior parte da imprensa apontou o dedo ao respeitadíssimo documentarista Errol Morris por o seu filme sobre os soldados responsáveis pelos abusos de Abu Ghraib não trazer nada de novo ao debate sobre o Iraque, e até por intercalar reconstituições estilizadas dos factos. Nenhum deles era considerado uma aposta para os prémios máximos do festival.

No entanto, se os prémios principais desiludiram os comentadores, ninguém protestou contra a "dobradinha" de Haverá Sangue, com Paul Thomas Anderson sagrado melhor realizador e o prémio de contribuição artística atribuído à banda sonora de Jonny Greenwood, dos Radiohead, a sublinhar o lado barroco, operático, quase visionário do projecto (favorito da crítica para ganhar o Urso de Ouro).

Hawkins sim, Day-Lewis não

Também razoavelmente unânime foi a atribuição do prémio de melhor actriz à britânica Sally Hawkins pela sua interpretação de uma educadora de infância só aparentemente cabeça-no-ar em Happy-Go-Lucky. Hawkins era, a par de Tilda Swinton, a favorita da imprensa presente, ao contrário do iraniano Reza Najie, cuja vitória em Melhor Actor por The Song of Sparrows apanhou de surpresa os observadores, que esperavam a coroação de Daniel Day-Lewis.

Dos grandes filmes vistos em Berlim este ano, os dois melhores partem infelizmente de mãos a abanar (Ballast, de Lance Hammer, e Sparrow, de Johnnie To), mas os restantes acabam por estar contemplados no palmarés com "prémios de consolação".

Para além de Haverá Sangue, Happy-Go-Lucky e Standard Operating Procedure, Lake Tahoe, do mexicano Fernando Eimbcke, leva para casa o prémio Alfred Bauer, atribuído em honra do fundador da Berlinale ao filme tecnicamente mais inovador apresentado em concurso.

O prémio para a Melhor Primeira Obra, escolhida por um júri separado de entre os primeiros filmes exibidos nas várias secções oficiais, foi para Asyl - Park and Love Hotel, do japonês Kumasaka Izuru, mostrado no Fórum. Dos filmes vencedores, Haverá Sangue encontra-se em exibição em Portugal desde a passada quinta-feira, e Tropa de Elite e Happy-Go-Lucky estão adquiridos pela Lusomundo para estreia (ainda sem data marcada).

A cerimónia decorreu no Theater am Potsdamer Platz à porta fechada, perante 1600 convidados, com transmissão em simultâneo no canal de televisão ZDF/3sat e no site na Internet do festival.

Após a entrega dos prémios, Berlim 2008 encerrou oficialmente com a projecção da decepcionante comédia de Michel Gondry, Be Kind Rewind, com Jack Black, Mos Def e Danny Glover, que desbarata um excelente ponto de partida (o empregado de um clube de vídeo substitui os VHS originais de produções de Hollywood pelas suas próprias remakes artesanais) em desenvolvimentos desinspirados e desengraçados.