O PROGRAMA PATRIMÓNIO DA RÁDIO CASTRENSE PROMOVE A SUA FESTA ANUAL, NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 6 DE SETEMBRO, ÀS 21 HORAS, EM CASTRO VERDE. NO AUDITÓRIO MUNICIPAL
Esta FESTA é organizada anualmente pela RÁDIO CASTRENSE e pela CORTIÇOL,Cooperativa de Cultura e nele estarão presentes o Cante alentejano, a Música instrumental, o Baldão e o Despique , a Poesia Popular, os Contos e as Lendas,a Viola Campaniça, etc. através dos homens e mulheres, simples cidadãos anónimos deste Alentejo, mas impregnados de uma imensa sabedoria popular,os quais ao longo de muitos anos têm animado ininterruptamente aquele programa de rádio, sempre à 5ªfeira entre as 21horas e a meia-noite,com a criatividade e espitiro solidário do José Francisco Colaço Guerreiro.
Este ano ,já confirmados vão estar
- Grupo Coral e Etnografico " As Camponesas" de Castro Verde
- Grupo Coral Infantil e Etnografico " Os Carapinhas" de Castro Verde
- musica popular
- Grupo de Cantares " Modas à Campaniça"
- variedades
-Tocadores
- Vários poetas populares
- contadores de histórias
e fado
O espirito do prograna é a capacidade de surpreender, pelo que muitos mais artistas irão aparecer e actuar sem serem esperados
Da festa do ano passado, que teve lugar no Parque Infantil de Castro, relembro uma pequena crónica que então publiquei:
.
Foi no dia 21 de Julho.
Realizou-se no Parque Infantil da Vila de Castro Verde.
O nosso blog teve o privilégio de ter assistido ao vivo.
Desde que é possível ouvir a Rádio Castrense pela Internet, ouço quase sempre o programa "PATRIMÓNIO" , aqui de Lisboa, e do Feijó.
Quando um dia se fizer a história da cultura popular no Alentejo, se dará, decerto, a plenitude do valôr que teve e tem, esta acção cultural.
Já aqui falei no clima de grande proximidade criado pelo animador do Programa, e as pessoas que de outra maneira não iriam soltar a potencialidade das suas artes, não vercejariam, não cantariam em público os seus poemas e não deixariam ouvir as suas vozes.