sábado, outubro 04, 2008

CASA DO ALENTEJO DE TORONTO promove de 15 a 25 deste mês a XXIV SEMANA CULTURAL ALENTEJANA

.

A CASA DO ALENTEJO DE TORONTO
VAI ORGANIZAR ENTRE OS DIAS
15 E 25 DESTE MÊS DE OUTUBRO
MAIS UMA SEMANA CULTURAL
ALENTEJANA.

VAI SER A XXIIV SEMANA CULTURAL ALENTEJANA


Vai ser um programa vasto e aliciante aquele que está preparado para a 24.ª Semana Cultural Alentejana, que vai decorrer entre os dias 15 e 25 de Outubro e que traz até Toronto, pela primeira vez, a voz de Ana Sofia Varela e ainda o grupo "Rastolhice" bem como Pedro Mestre o "mago" da viola campaniça, e Ana Valadas e a sua lindissima voz .

"25 anos –Alentejo no Coração". É o título genérico da Semana Cultural deste ano,

Em termos de Culinária –e a Gastronomia é também Cultura –haverá serviço de almoços todos os dias, com pratos regionais alentejanos. Como curiosidade, logo no primeiro dia, a sopa é à moda do Alentejo, com migas com carne de porco e costela à alentejana.

PROGRAMA

QUINTA-FEIRA, 16 - No chamado "salão azul", a cerimónia da abertura oficial da XXIV Semana Cultural Alentejana, com uma prova de vinhos do Alentejo e serviço de aperitivos. Hinos entoados pelos Grupos Corais da Casa do Alentejo. Haverá, entretanto, intervenções e discursos das entidades oficiais presentes.

O "salão nobre" será aberto às 19 horas, sendo servido um jantar gratuito a todos os sócios com quotas em dia.

O espectáculo do primeiro dia tem uma intervenção do poeta popular que vem directamente de Portugal. A presidente da Assembleia-Geral, Lurdes Marchão, saudará todos os presentes. A cançonetista Ana Valadas canta, depois, temas do cancioneiro alentejano, acompanhado por Pedro Mestre. Depois, as actuações dos Grupos Corais da Casa do Alentejo, Rancho Folclórico Infantil da Casa e do Rancho Folclórico Etnográfico.

ANA VALADAS

SEXTA-FEIRA, 17 –Entre as 18 e as 19 h., na Galeria Alberto de Castro, a exposição "Alentejo no Presente... Alentejo no Futuro". Actua Pedro Mestre com viola campaniça e a intervenção do presidente da Câmara de Serpa, João Rocha da Silva, convidado de honra da 24.ª Semana Cultural.

Depois do jantar regional alentejano, o espectáculo. A cançonetista Michele Madeira abre a noite para o Grupo de Música Tradicional Portuguesa "Rastolhice". Uma das artistas convidadas, Ana Sofia Varela, fará uma mini-actuação acompanhada por Pedro de Castro, à guitarra, Jaime Santos, viola, e Filipe Vaz da Silva, em viola baixo.


O GRUPO "RASTOLHICE" ACTUANDO EM ALOMODÔVER EM JULHO DESTE ANO

SÁBADO, 18 –Na Galeria Alberto de Castro, a exposição "Alentejo, Seu Povo, Sua Cultura e Suas Tradições". Ali mesmo, Pedro Mestre com a viola campaniça. Depois, haverá uma intervenção do escritor João Maria Caldeira, convidado de honra da XXIV Semana Cultural.

No salão nobre, o espectáculo. O Grupo Coral da Casa do Alentejo abrirá o sarau. Haverá fados por Tony Câmara acompanhado à viola e à guitarra por Hernâni Raposo, Januário Araujo e Gabriel Teves. Ana Sofia Varela, vinda expressamente de Portugal para um espectáculo único, actua pela primeira vez no Canadá, acompanhando por Pedro Castro, Jaime Santos e Filipe Vaz da Silva.

DOMINGO, 19 –Haverá uma tarde de confraternização, com o Festival de Música Tradicional Portuguesa e Folclore "Portugal de Lés a Lés". Haverá actuações do Grupo de Música Tradicional "Rastolhice" e Ana Valadas. Presença ainda de diversos grupos de música, grupos de dança e ranchos folclóricos. Está prevista uma açorda de alho à alentejana e bufete misto.

O GRUPO RASTOLHICE

SEXTA-FEIRA, 24 –Depois dos diversos pratos da culinária alentejana e de vários serviços de jantar regional, far-se-á a actuação da artista Nancy Costa. Depois, o Teatro volta à Casa do Alentejo, com o Grupo de Teatro Experimental "O Projecto", com a encenação da peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, numa encenação de Sérgio Dias. Uma peça que bvale a pena seguir.

SÁBADO, 25 –Várias notas de convívio e de confraternização, com um serviço regional alentejano no restaurante. Às 21 horas, está previsto um Baile de Máscaras n- Halloween", com o conjunto "Mexe-Mexe".