sábado, julho 25, 2009

O FUTEBOL CLUBE CASTRENSE , apresenta-se HOJE

.



Hoje, pelas 17,30 o Castrense apresenta-se para a nova época 2009/10.
Vai disputar de novo a Serie F da III Divisão.

ESTA É A EQUIPA DO CASTRENSE NO DIA DA APRESENTAÇÃO NA ÉPOCA PASSADA. MUITOS DESTES JOGADORES JÁ CÁ NÃO ESTARÃO NA CERIMÓNIA DE HOJE


O FC Castrense acaba de viver um período de grande indefinição relativamente ao campeonato em que irá participar na época 2009/2010, fruto dessa situação, e convencido que iria participar no Distrital da AF Beja, o clube de Castro Verde viu partir grande parte dos jogadores que constituíam o plantel da temporada passada, incluindo o treinador Carlos Simão que aceitou liderar o projecto do Desportivo de Beja. Dos muitos jogadores que saíram, alguns conseguiram dar o salto para divisões superiores, como foi o caso de Pedro Peraltinha (SC Freamunde, Liga Vitalis), Vítor Rolim, Pedro Lança, Rui Pepe (SCM Aljustrelense, II B), Paulo Maurício (ASC Reguengos, II B), Amarildo (Oliveira Hospital, II B) e Adérito (Sertanense FC, II B, onde vai encontrar o brasileiro Leo Bahia do SCM Aljustrelense). Desconheço ainda o destino de José Cláudio, Pirika, Aricson, Carlos Martins, Jonas Andrade, Marcelo Bortoncello e Robson Ribeiro.

Perante este quadro, o Castrense viu-se obrigado ,a num curto espaço de tempo, procurar substitutos à altura,para enfrentar uma terceira divisão e não a Distrital, quando ,muitos profisionais já tinha assumido compromissos com outros plantéis, tendo adquirido: João Carlos e Gonçalo Pereira (FC São Marcos), Duarte Patrício e Miguel Facaia (SCM Aljustrelense), Hugo Venâncio (CF Vasco da Gama), Paulo Sequeira, Ricardo Augusto e Nelson Horta (CD Almodôvar) e Luís Soudo (SC Cuba). O técnico para a nova época vai ser Filipe Felizardo que orientava os juniores do Despertar SC.

Mas logo à tarde saberemos qual o plantel completo, e aqui, no teu blogue ,vais saber tudo.

Mas por agora, vamos recuar no tempo e falar da HISTÓRIA DO FUTEBOL CLUBE CASTRENSE

O Castrense passou por 3 grandes períodos na sua vida.

1ª.Fase - 1922

No ano de 1922, um grupo de rapazes ,na sua maioria jovens, que na época estudavam em Beja, no Liceu Fialho de Almeida, quando vinham de férias, juntavam-se em grandes futeboladas nas eiras e no largo da feira, resolveram formar o grupo que viria a ser o primeiro Futebol Clube Castrense.


A EQUIPA DO CASTRENSE DE 1922:
1ºPLANO -AJOELHADOS- EDUARDO JORGE,JOSÉ COSTA,JOSÉ SEMIÃO,MANUEL FERNANDES E CUBA
2ºPLANO - FRANCISCO SILVA,PACO,JOSÉ CRUZ
3º.PLANO - CANDIDO ALVES,JOSÉ ALVES,ALVARO FREIRE.MANACO E JOSÉ BALTAZAR


Jogavam uns contra os outros ou deslocavam-se a terras próximas, mas já então jogavam com equipamento e com bolas de couro
Depois,por circunstamcias várias o clube extinguiu-se...!!!

2ª.Fase - 1936

Em 1936, um novo grupo de rapazes da época ,resolveu juntar-se e recuperar a prática da actividade desportiva.
O grande impulsionador dessa ideia foi Manuel Batista Ramos, então com 20 anos (nascido em 2-11-1919).



O Ramos, como era conhecido, era um "faz tudo" do grupo, neste segundo CASTRENSE, desde jogador a tesoureiro, e grande estratego na recriação do clube, andando de porta em porta dos lavradores com mais posses ,conseguindo não só que se associassem ,como também que contribuissem com dinheiro para a instituição.

Os primeiros equipamentos deste Castrense eram comstituidos por camisolas interiores tingidas de verde e calções de tarja. A primeira bola foi adquirida no Porto por 65 escudos.

O presidente era o José Pedro Valadas e o secretário Manuel Matias Palma.

Como a siuação era dificil, rezam as crónicas "que o senhor Castelo, então Chefe das Finanças ,entregou 300 escudos que pertenciam ao primeiro Castrense de 1922", que foi extinto.

Dessa equipa distinguiu-se um jogador de grande habilidade, o JACINTO NEVES, que mais tarde viria a jogar no então poderoso LUSO DO BARREIRO.

E o Castrenese voltou a extingur-se

3ª-FASE - 1953 aos nossos dias.

Nos anos quarenta, existiam em Castro dois pequenos clubes:

O ESPERANÇA - que marcou uma geração e onde confluiram alguns oriundos do segundo Castrense.
e

O JUVENTUDE - Miúdos mais novos ,onde se destacava o Zé Ricardo , que acabaram por criar a terceira vida do FUTEBOL CLUBE CASTRENSE.

Foi alugada uma nova sede, na Rua D.Afonso I .
O Clube não se limitou a ter actividade desportiva, mas sim e também recreativa.
Pela sede passaram então muitos artistas da época, em espectáculos e bailes muito concorridos.

O clube recommeçou a sua terceira vida com jogos particulares, Zé Ricardo foi o primeiro treinador deste novo Castrense que mais, tarde, em 1964, se viria a sagrar campeão nacional da 2ª.divisão.

Nessa equipa havia joagadores de boa qualidade como o veloz HELDER COELHO, o REINALDO e outros que muito contribuiram para a vitória que tanto orgulhou a Vila no seu todo


HERLDER COELHO


AQUI O REINALDO E O HELDER COELHO

Na ultima época, o nosso blogue assistiu e fez a reportagem de vários jogos do Castrense, assinalando aqui com imagem, aquele que para mim foi .o melhor jogo da equipa no campeonato empatando na Cova da Piedade, que na altura, era o líder da serie F, a série do Castrense




..E AQUELE FINAL DA VITÓRIA FRENTE AO CAMPINENSE.

O nosso blogue vai estar hoje na apresentação, e logo ,logo, dirá o que por lá aconteceu.