sexta-feira, julho 31, 2009

XI FEIRA DA ALMA ALENTEJANA DE ALMADA

.
E CHEGÁMOS AO SÉTIMO DIA DE FEIRA
COM O MESMO VIGÔR DO PRIMEIRO MINU-
TO. A ADESÃO TEM SIDO ENTUSIÁSTICA

Os Alentejanos de Almada estão sempre à espera das,organizações quer da Alma Alentejana quer dos Amigos do Alentejo do Feijó, para manifestarem o seu fervor pela sua terra, a sua região

Assim tem sido uma vez mais nesta Feira da Alma Alentejana.

O nosso blogue, falando pela palavra de Luis Moisão, diz:


XI FEIRA da ALMA ALENTEJANA (Almada)
7º Dia - Quinta-Feira 30 Julho, 2009

"No prosseguimento da sua XI Feira que está a decorrer na Escola Cacilhas Tejo em Almada, a Alma Alentejana proporcionou mais uma vez a todos os que ali se deslocaram, uma bela noite cultural.

Convidado o Grupo Coral Misto da ARPCA (Associação dos Reformados do Concelho de Almada), que tem como Ensaiador o jovem Prof. Carita (este jovem entre as suas múltiplas dedicações à música e cante é rofessor de Música nas Escolas do 1º Ciclo de Almada), resolveu este contemplar-nos com a apresentação prévia, como «aperitivo», de alguns jovens, estes do ensino Secundário, envolvidos num projecto de música do Miratejo:

1) Grupo de Jovens da Oficina de Viola Dedilhada do Concelho Local para o desenvolvimento do Miratejo: este grupo, fez parte de um projecto de Oficina de Música, partilhado e orientado pelos Professores Carita e Ricardo Fonseca no ano lectivo fundo, envolvendo 8 jovens. Foi assim que tivemos o portunidade de ouvir:

a) Gonçalo Andrade interpretando um tema em Guitarra Clássica, designado com «Preciosa»;
b) O jovem anterior em conjunto com Andreia Frutuoso, Mário Valério e Rafael Logrado, acompanhados pelos Profs Carita e Ricardo, interpretaram um tema popular Alentejano (não fossem eles Alentejanos) bem conhecido: «Ó Rama da Oliveira», entusiasticamente acompanhados por todo o público presente, que mais uma vez encheu o pavilhão desta Feira.
Foi ainda dado destaque pelo Prof. Carita ao projecto em curso na Alma Alentejana, do ensino aos jovens da Viola Campaniça, pelo jovem Prof. Ricardo Fonseca, uma «promessa já confirmada» do nosso Alentejo (mais um jovem de valor de que iremos ouvir falar, entre outros em que o nosso Alentejo é rico).

2) Coral Misto da ARPCA:


Este grupo fundado em 2 Dezembro, 1979 é composto por muitos «jovens reformados» que na sua associação em Almada, orientados pelo Prof. Carita, ensaiam uma vez por semana cantes e cânticos variados. Apresentaram-nos neste caso: Marcha da ARPCA; Cinderela (de Carlos Paião); Castelo Branco; Hortelã Mouirisca; Canção da Vindima; Debaixo da Oliveira e Almada Cidade amiga.

3)Grupo Coral da Liga dos Amigos de Minas de S. Domingos:
(CLICAR PARA AUMENTAR)

Este grupo coral Alentejano, já bem conhecido por todos, é actualmente constituído por 18 elementos radicados há muitos anos em Sacavém, dos quais conseguiram reunir 14 para esta apresentação em Almada. Fundado em 1973 este grupo tem actuado por todo o País, com obras gravadas e prepara-se para na sua festa local de Setembro próximo vir a lançar a público um trabalho que veio desenvolvendo nos últimos anos: Um Livro de Recolhas e 4 CDs gravados de Modas Alentejanas, num total de 200 (leu bem, não foi erro: duzentas...).
Segundo o seu coordenador Sr. Baptista, actualmente residente no Monte da Caparica, «as coisas não estão fáceis» a nível da continuidade do Cante Alentejano, mas que não será por isso que irão desanimar.
O grupo abriu com um mini-desfile entoando a Moda: «No Jardim a Rosa Branca» e tivemos oportunidade de os ouvir serem carinhosamente aplaudidos pelo público presente, nas linda Modas Alentejanas que nos brindaram: Castelo de Beja; Malmequer criado no campo; Ao romper da bela Aurora sai o Pastor da Choupana; Alentejo dos Trigais; Muito bem parece Raminho de Flores; Alentejo, Alentejo e Hino dos Mineiros.
...e, no convívio final que se seguir, outras modas mais tiveram todos os presentes oportunidade de acompanhar este valioso grupo coral Alentejano.
E atenção à «Noite de Poesia e Fados» que se segue que vai ser animada pela nossa bem conhecida Poetisa de Campo Maior: Rosa Dias.
Um abraço especial a todos os Alentejanos que nos seguem pelo mundo fora.

O Alentejo não tem fim!"