.
AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA
ESTÃO HOJE DE PARABÉNS, FAZEM 5
ANINHOS, O NOSSO BLOGUE SAÚDA-AS
E DESEJA QUE FAÇAM MUITOS MAIS.
Cá de longe, no Alentejo, e por náo poder ter estado no Laranjeiro para pessoalmente feçicitar cada uma das cantadeiras, vou lembrar aqui como foi a festa do 4+º.ano que ntive o privilégio de ter assistido e ter captado todas estas imagens e sons, que lhes dedico e também ao incansável amigo Luis Moisão:
ESCREVI ENTÃO:
"O ALENTEJO NÃO TEM FIM"O lema da Alma Alentejana esteve sempre presente na Festa , dedicada ao aniversário das Cantadeiras da Alma Alentejana e de homenagem a Pedro Mestre.
O Alentejo não é só um espaço geográfico, é também uma "ideia", uma cultura,uma forma de ser e estar no mundo.
Onde há um alentejano, e há seguramente alentejanos por toda a parte, por todo o mundo, como aliás revelam objectivamente os contadores de acessos por países, que o nosso blogue instalou, e onde se pode constatar que vem sendo acessado por gente de todo o mundo, muitos deles alentejanos, radiantes de verem imagens e textos em português a mostrarem e a falarem do seu alentejo, da sua região, com acessos de 117 países...!!!
Mas voltemos à festa da Alma Alentejana.
Esteve muito animada e pelo palco foram passando ao longo da tarde de Domingo 14, as pessoas ,as palavras e os cantares com aquela entoação, aquela pronúncia deliciosa reveladora da identidade das gentes da planície, das gentes do Alentejo.
Com o amigo Luis Moisão no palco a coordenar e a apresentar , fomos vendo e ouvindo os grupos da casa, o homenageado do dia e os convidados que trouxe da sua região.
A abrir, claro, as aniversariantes.
Rosa Dias, a poetisa da Alma Alentejana, "disse" com o vigôr e a emoção que costuma colocar nas suas declamações, poemas seus, muito ricos de conteúdo e muito sentidos e aplaudidos pela sala rendida.
"