quinta-feira, dezembro 03, 2009

grupos de cante Alentejano - GRUPO CORAL DE MILFONTES

.
OS GRUPOS DE CANTE ALENTEJANO
TEM UMA IMPORTÂNCIA VITAL NA
PRESERVAÇÃO DA TRADIÇÃO DA
ARTE DO CANTAR ALENTEJANO
O NOSSO BLOGUE DÁ UMA ESPE-
CIAL ATENÇÃO A ESTA VERTENTE
DA CULTURA POPULAR DO ALENTEJO,
E CONTINUA A DIVULGÁ-LO

O Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes foi fundado a 13 de Dezembro de 1986 por pescadores, pastores, agricultores, funcionários públicos e reformados, o grupo coral começou com uma formação inicial de cerca de 25 elementos, todos do Baixo Alentejo.



A primeira sede foi nas instalações da Junta de Freguesia. Actualmente o grupo dispõe de um espaço próprio, na Casa do Povo da vila, onde decorrem semanalmente (nas noites de sexta-feira) as reuniões do grupo para ensaiar as modas e para tomarem todas as decisões relativamente à sua actividade. Moda é o mesmo que canção ou cantiga, um termo é largamente usado no meio a que pertencem os grupos corais alentejanos.

Ao longo dos anos, o grupo tem vindo a coleccionar para o seu curriculum várias importantes actuações em festas e feiras municipais, em programas de televisão e até em festivais de Verão.

E fazendo prova de que as nossas raízes culturais estão cada vez mais apreciadas pela juventude, o Grupo Coral participou inclusivamente na abertura do Festival Sudwest na Zambujeira do Mar, na sua edição de 2003. Num CD editado com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, o Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes, teve também a oportunidade de participar com três modas numa colectânea em que participaram também diversos grupos corais de outras povoações do Baixo Alentejo.

Em 2002, o Grupo Coral teve a honra de participar no fecho da Presidência Aberta pelo Alentejo, promovida pelo Exmo. Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Manifestando o seu genuíno apreço, o Sr. Dr. Jorge Sampaio aceitou posar para a foto do Grupo, juntamente com a sua esposa, o Sr. Presidente da Câmara de Odemira e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes.

Para além destas actuações mais célebres, o Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes participa regularmente nas Festas da Nossa Senhora da Graça, padroeira de Vila Nova de Milfontes, bem como em outras iniciativas culturais e de beneficência, em prol de causas tão nobres quanto as da Associação Vida por Vida ou da Associação de Reformados e Idosos de Vila Nova de Milfontes.

No dia do Grupo em Agosto, costumam organizar encontros de Grupos Corais, com a participação de grupos de outras vilas da região. Nestes dias, os vários grupos desfilam pelas ruas de Milfontes, concentrando-se no Campo de Futebol, onde actuam em palco.



Sempre que o Grupo Coral organiza festas, a comida está sempre a cargo de dois elementos muito especiais - o Sr. Manuel Maria e o Sr. Zé do Forno. As especialidades destes dois grandes cozinheiros são a Feijoada e a Caldeirada. Porque afinal, tanta actividade necessita mesmo de muita energia.