.
A QUINZENA CULTURAL CONTINUA
AQUI NO TEU BLOGUE.
No Cineteatro de Castro Verde apresentou-se no decorrer da Quinzena Cultural, um espectáculo de Stand up Comedy.
Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espectáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. Também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.
Ainda há confusão na diferenciação do humorista stand up e de outros estilos, como o contador de piadas, o mónologo de humor, o "one man show", gênero semelhante, mas que permite outras abordagens (interpretação de personagens, músicas, cenas).
O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como ingrediente na comédia stand-up. Muitos comediantes trabalham durante anos para lapidar 60 ou 70 minutos de material humorístico, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente cada piada com o passar do tempo. O estilo é considerado por muitos um dos gêneros mais difíceis de se executar e dominar, talvez porque o artista em cena esteja desarmado, despido de personagens, apresentando suas idéias à respeito das coisas do mundo, e ainda esteja à mercê da platéia: não raro deve-se ajustar rapidamente sua apresentação de acordo com o humor e gosto de uma platéia específica.
Aqui no espectáculo em Castro Verde ,os humoristas em cena, amiude provocaram o diálogo com a plateia e construiram piadas repentistas a partir da situação.
É uma técnica dificil, nem sempre resulta, aqui em Castro Verde estabeleceu-se ràpidamente uma relação fluída, uma química expontânea, do palco para o publico e em sentido inverso, o que me leva a vaticinar um bom futuro para espectáculos destes por aqui.
A "troupe de elite" assim se chama o grupo de stand up encantou.
Um dos humoristas, o Pedro Ribeiro, não pôde estar presente à ultima hora tendo sido substituido por um jovem de Évora que aliás, iniciou o espectáculo:
arrancando as primeiras gargalhadas e muitos aplausos da sala.
António Raminhos, também ele, um comediante non-sense, levou-nos às lágrimas com as suas criações:
Fechou a noite ,com a plateia rendida o excelente Carlos Moura, especialmente quando descobriu na plateia alguém cuja profissão é vendedora numa óptica.
Jogando com as palavras, ...
..deixou o pessoal com água na boca, para futuros espectáculos de stand up comedy.