domingo, agosto 29, 2010

VEM AÍ O FESTIVAL "SETE SÓIS,SETE LUAS 2010 em CASTRO VERDE

.
JÁ SÓ FALTAM 14 DIAS PARA
TERMOS EM CASTRO VERDE O
FESTIVAL SETE SÓIS,SETE
LUAS.



O nosso blogue, que tem acompanhado a par e passo as ultimas edições deste festival anual, vai a partir de hoje, e diàriamente falar sobre o Programa deste ano ,mas também relembrar os momentos fantásticos que todos vivemos em anos anteriores.

Este ano vamos ter logo no primeiro dia, (10 de Setembro) um grupo que vem da Argelia,com músicos de diferentes origens nacionais

Concerto com Les Boukakes - PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2010

Argélia / França



São sete os artistas que dão vida a este projecto musical. Bachir é a voz da banda, Thierry o guitarrista da Córsega, Aki nos teclados e acordeão – Curdistão, Bubulle é o baixista do Norte, Imed da Tunísia, Pascal é o baterista que vem do sul e Massimo chega de Itália. O nome do grupo é uma resposta a alguns comentários e insultos racistas que ouviam quando andavam pelas ruas. As suas músicas, embora sem comentários políticos ostensivos, opõem-se ao preconceito e à ignorância em geral.
Em 2001, Les Boukakes, editam o seu primeiro trabalho “Makach Mouch’kil” (“Sem Problema”) onde misturam melodias orientais com diversos estilos Rock, Groove, Electrónica, Rai e Gnawa. Nesta altura já o grupo actuava ao lado de grandes nomes da música internacional como Natacha Atlas, Manu Chao, entre outros.
Mas, 2004 foi o ano de ouro da carreira de Les Boukakes, tendo arrecadado diversos prémios musicais. Foi, ainda, o ano em que o canal de televisão europeu ARTE decidiu acompanhar o desenvolvimento da banda através de um documentário. O final deste ano de glória foi comemorado com o lançamento do segundo álbum “Bledi”. Em 2007 o grupo foi nomeado para os prémios BBC Radio Awards 2007 World Music.

Local: Anfiteatro Municipal (junto ao Café Paraíso)
Horário: 21h30


No ano passado ,um dos ex-libris da edição, foi, sem dúvida, a oficina de violas de arame, que juntou na Antiga Fábrica Prazeres e Irmão, os melhores e mais representativos tocadores, dos diversos tipos de violas de arame,como a campaniça, a da terra, a caipira, a braguesa e a de arame strictu sensu.

Tive o privilégio de ter assistido a quase todas as intervenções no âmbito desse item do Programa e aqui deixo para recordar momentos em que os tocadores um pouco ad hoc curtiam aquele momento mágico, de todos juntos tocarem e cantaraem numa roda de amigos e violas.



Com Mestre Manuel Bento no centro ,Pedro Mestre, João Pestana e muitos outros
cantam e divertem-se.