sexta-feira, janeiro 21, 2011

POEMAS POPULARES

.
NO FACEBOOK FOI CRIADO UM GRUPO
DENOMINADO ALENTEJO-TERRA E GENTE
QUE PRETENDE SER UMA ENORME SALA
DE ENCONTRO DE ALENTEJANOS E DE
PESSOAS AMIGAS DO ALENTEJO.


Fala-se da cultura alentejana em geral, da poesia,do cante, dos trabalhos do campo, da ceifa ,dos costumes, das adivinhas, das estórias à beira braseira, dos maiorais.

Mostram-se imagens da vila,da aldeia, do Molnte de cada um, das festas e romarias,
fala-se enfim do Alentejo.

Em poucas semanas o grupo que foi lançado em Castro Verde pelo "José Guerreiro2 (é assim que é conhecido o José Francisco no Facebook), foi ganhando participantes, e hoje já atine 3300 companheiros de grupo.

Depois de na semana que agora está a findar se ter respondido ao mote "RECEITAS DE COZINHA ALENTEJANA" ,ao que o nosse blogue correspondeu, participou com a "SOPA DE FEIJÃO COM CATACUZES", surge agora um novo desafio: "DIVULGUEM POESIA ALENTEJANA"

Já aqui tenho afirmado que cada alentejano é um poeta em potência, pois não conheço nenhum alentejano que pelo menos uma vez na vida não tenha garatujado pelo menos uma quadrazita.

Participando, enviei para o grupo estes poemas de poesia popular:

POEMAS POPULARES.
.
As moças da minha aldeia
Vão todas mijar à rua
dizem umas às outras
a minha é maior que a tua
.
(dita por tio Pereirinha
pastor do Forno da Cal)
.
Não invejo o que é teu
carros e lindas parelhas
só me inveja as tuas botas
pr.a coleira das ovelhas.
.
Pobre humilde mas sou
sincera para toda a gente
os abastados às vezes
mentem aquilo que sentem
.
Não tenho amores nem quero
vivo assim muito bem
não dou e nem recebo
repreensões de ninguém
.
Menina da saia azul
de casaquinho encarnado
diga lá por cantigas
quem é o seu namorado.
.
O nome do meu amôr
trago na palma da mão
o nome do meu amado
a ti não te digo não.
.
Contrária minha contrária
vamos fazer um contrato
eu fico com a pessoa
tu ficas com o retrato.